Reitor, espécie em extinção?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.812

Palavras-chave:

Educação Superior, Empresas Educacionais, Reitor, Chief Executive Officer (CEO)

Resumo

O cenário da educação superior brasileira alterou-se por completo com a entrada, a partir de 1997, de empresas privadas que passaram a atuar no segmento com foco na obtenção do lucro.  O objetivo deste artigo é compreender e analisar o crescimento do número de instituições de ensino superior com perfil lucrativo, lideradas por seus chief executive officers (CEO) e direcionando sua gestão por uma lógica financeiras (e não acadêmica), bem como os impactos para o segmento da educação superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental para a sustentação das premissas e conclusões propostas.  Buscou-se demonstrar que as empresas educacionais dominam a educação superior brasileira, concentrando matrículas e definindo, sem debate público, políticas educacionais.

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Scudeler, Universidade Vale do Sapucaí (UNIVAS), Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).

André Pires, Universidade de Sorocaba (UNISO), Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado pela Universidade de Princeton (Estados Unidos). Atua como docente Universidade de Sorocaba (UNISO), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, onde é membro do Conselho Superior do Núcleo de Políticas Públicas (NEPP), membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS) e membro do Centro de Antropologia de Processos Educativos (CEAPE). Também é membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolve estágio de Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da UFRJ. É pesquisador do CNPq e tem experiência em sociologia da educação, com ênfase nos estudos sobre desigualdades, pobreza, políticas de inclusão e de transferência de renda.

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, é Editora-Chefe da Revista Educação, Coordena o Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental  (GECOPEF). Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental. é membro associada da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) desde a sua fundação, em 2012.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Scudeler, M. A., Pires, A., & Tassoni, E. C. M. (2023). Reitor, espécie em extinção?. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–812. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.812