Juventudes, uberização e informalidade
repercussões educacionais e educação como via de mudança
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.801Palavras-chave:
Juventude, Trabalho, Trabalho Informal, Uberização do Trabalho, Trabalho e EducaçãoResumo
Documentos oficiais e pesquisas científicas explicitam que a juventude brasileira pobre se insere em trabalhos informais e uberizados por necessidade, e não por desejo. Este estudo etnográfico proporcionou encontros em profundidade com jovens entregadores de comida na Paraíba/Brasil, durante os anos de 2019 e 2020, utilizando cadernos de campo, questionário socioeconômico e dados audiovisuais. Realizou-se análises de dados descritivas e teóricas, com enquadramento teórico de base materialista histórica. Identificou-se problemáticas sociais e de trabalho, assim como repercussões negativas do trabalho informal/uberizado na educação de jovens. Aponta-se que os serviços responsáveis (ligados aos jovens, à educação e ao trabalho) devem elaborar estratégias intersetoriais de inserção/permanência de jovens na educação e no mercado de trabalho, sempre compreendendo as especificidades das juventudes, a importância da educação e da inserção em trabalhos dignos, seguros e próximos dos desejos dos envolvidos.
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