“Quem não é simpático acaba sendo punido”
o trabalho emocional no contexto da uberização
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-620Palavras-chave:
Trabalho, Organização do Trabalho, Psicologia do Trabalho, Trabalho e SociedadeResumo
Investiga-se como são gerenciadas as emoções no trabalho dos motoristas de aplicativos, em um contexto de uberização. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a motoristas de aplicativos, buscando informações sobre a rotina dos motoristas de aplicativo, em seus aspectos objetivos e subjetivos. Considera-se que o trabalho emocional faz parte do cotidiano dos motoristas e que as emoções são gerenciadas por meio de amplo esforço para se manter tranquilo e desenvolver a cordialidade durante a jornada de trabalho. Os sentimentos apontados pelos motoristas durante sua jornada de trabalho estão relacionados com a insegurança no trabalho, a falta de clareza dos parâmetros de avaliação, o autogerenciamento e a intensificação do trabalho para garantir sua sobrevivência.
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