“Quem não é simpático acaba sendo punido”

o trabalho emocional no contexto da uberização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-620

Palavras-chave:

Trabalho, Organização do Trabalho, Psicologia do Trabalho, Trabalho e Sociedade

Resumo

Investiga-se como são gerenciadas as emoções no trabalho dos motoristas de aplicativos, em um contexto de uberização. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a motoristas de aplicativos, buscando informações sobre a rotina dos motoristas de aplicativo, em seus aspectos objetivos e subjetivos. Considera-se que o trabalho emocional faz parte do cotidiano dos motoristas e que as emoções são gerenciadas por meio de amplo esforço para se manter tranquilo e desenvolver a cordialidade durante a jornada de trabalho. Os sentimentos apontados pelos motoristas durante sua jornada de trabalho estão relacionados com a insegurança no trabalho, a falta de clareza dos parâmetros de avaliação, o autogerenciamento e a intensificação do trabalho para garantir sua sobrevivência.

Biografia do Autor

Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.

Vivian Tavares Della Valentina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Consultora na área de risco corporativo na EY. Pesquisa sobre Relações de Trabalho.

Renato Koch Colomby, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor no Colegiado de Administração do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas, onde é Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas (NEPT/IFPR). Também é integrante do Observatório Internacional de Carreira (OIC/UFRGS) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (GINEIT/UFRGS).

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Publicado

20-10-2022

Como Citar

Salvagni, J., Valentina, V. T. D., & Colomby, R. K. (2022). “Quem não é simpático acaba sendo punido”: o trabalho emocional no contexto da uberização. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–620. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-620