Estado da arte da produção científica sobre políticas de formação inicial de professores e de indução profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.626

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Indução Profissional Docente, Professores Iniciantes, Políticas de Formação

Resumo

O estudo sobre as políticas de formação de professores iniciantes apresenta-se como um campo de pesquisa bastante fértil em face das preocupações emergentes na sociedade contemporânea quanto às questões da complexidade do trabalho docente. O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre as políticas de formação inicial de professores e de indução profissional docente na última década. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, do tipo estado da arte, realizada a partir de trabalhos disponibilizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como em artigos registrados no Google Acadêmico. Os resultados evidenciam que os aspectos históricos, econômicos, e sociais influenciam na constituição do perfil profissional dos professores iniciantes, definindo o modelo a ser adotado, porém, esse modelo nem sempre atende às demandas sociais, dado os desafios que a realidade educacional apresenta, configurando-se, portanto, como um problema que causa desigualdades na formação e, por vezes, desistência da profissão.

Biografia do Autor

Amanda Rabelo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Atua como Professora Associada do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programa de P´ós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). É bolsista da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado.

Charle Ferreira Paz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestre em educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Rabelo, A., & Paz, C. F. (2022). Estado da arte da produção científica sobre políticas de formação inicial de professores e de indução profissional docente. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–626. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.626