Ensaio sobre a atualidade da perspectiva interessada de formação humana no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.738Palavras-chave:
Formação Humana, Educação Básica, Pedagogia Política do Capital, Pedagogia das CompetênciasResumo
Observa-se no corpo das políticas públicas para a educação brasileira, após a ofensiva neoliberal, elementos teóricos, epistemológicos, metodológicos e ideológicos para a formação humana de novo tipo adequada às novas morfologias do trabalho, que imputa para a totalidade dos sistemas de ensino, em todos os níveis e modalidades, um novo pressuposto intencional. Neste sentido, objetivamos no presente ensaio examinar os elementos fundantes da “nova” pedagogia política do capital. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo, que se ancora no exame bibliográfico-documental. Como prévio resultado, indicamos que o receituário do capital para a escola pública, em seus axiomas e materialidade – em si –, imputam, após o processo histórico discriminado, um incremento para a transmutação do conhecimento em virtude da prática alienada.
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