Ensaio sobre a atualidade da perspectiva interessada de formação humana no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.738

Palavras-chave:

Formação Humana, Educação Básica, Pedagogia Política do Capital, Pedagogia das Competências

Resumo

Observa-se no corpo das políticas públicas para a educação brasileira, após a ofensiva neoliberal, elementos teóricos, epistemológicos, metodológicos e ideológicos para a formação humana de novo tipo adequada às novas morfologias do trabalho, que imputa para a totalidade dos sistemas de ensino, em todos os níveis e modalidades, um novo pressuposto intencional. Neste sentido, objetivamos no presente ensaio examinar os elementos fundantes da “nova” pedagogia política do capital. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo, que se ancora no exame bibliográfico-documental. Como prévio resultado, indicamos que o receituário do capital para a escola pública, em seus axiomas e materialidade – em si –, imputam, após o processo histórico discriminado, um incremento para a transmutação do conhecimento em virtude da prática alienada.

Biografia do Autor

Rodrigo Coutinho Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é docente do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, onde ocupa a função de Chefe de Departamento, integra o quadro docente do Curso de Licenciatura em Geografia, integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). Também integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). É membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ), membro da Rede de pesquisadores Universitas-BR e do Grupo de Trabalho sobre Ensino de Geografia da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).

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Publicado

03-08-2023

Como Citar

Andrade, R. C. (2023). Ensaio sobre a atualidade da perspectiva interessada de formação humana no Brasil. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–738. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.738