Trabalho coletivo e auto-organização

resistência à contrarreforma do Ensino Médio no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.779

Palavras-chave:

Contrarreforma, Ensino Médio, Educação do Campo, Agroecologia

Resumo

O artigo é uma excerto dos resultados da pesquisa realizada na Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF), no Assentamento Santana, município de Monsenhor Tabosa, Ceará. Objetiva-se compreender os limites que a contrarreforma do Ensino Médio impõe ao trabalho como princípio educativo pautado na matriz formativa da Agroecologia. Foram realizadas rodas de conversas virtuais com educadores/as da EEMFF que atuam no Novo Ensino Médio, assim como análise documental do Projeto Político Pedagógico da EEMFF. Recorreu-se, ainda, aos autores/as que analisam os documentos normativos do Novo Ensino Médio e aqueles que tratam das especificidades da instituição de ensino investigada. O trabalho coletivo e a Auto-organização dos estudantes têm sido alternativas de resistência à contrarreforma do Ensino Médio, na medida em que o trabalho viabiliza a construção do conhecimento agroecológico.

Biografia do Autor

Cleide Maria de Souza, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília (UnB), onde atualmente conclui o curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como docente na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Mônica Castagna Molina, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Doutra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professora Associada da UnB, integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação; integra a Rede Universitas-BR de pesquisadores. 

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

Souza, C. M. de, & Molina, M. C. (2023). Trabalho coletivo e auto-organização: resistência à contrarreforma do Ensino Médio no campo. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–779. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.779