A contrarreforma do Ensino Médio e possíveis reflexos na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.627Palavras-chave:
Política Educacional, Reforma do Ensino, Ensino Médio, Educação SuperiorResumo
O artigo analisa a reforma do Ensino Médio no Brasil instituída pela Lei nº 13.415/2017 e a legislação complementar que a sustenta, com foco nas principais alterações legais. Apresenta as possíveis consequências dessas mudanças no ensino superior, a partir de um estudo comparativo com a reforma do Ensino Médio ocorrida a partir da Lei nº 5.692/1971. O texto, apoiado em pesquisa básica, qualitativa, descritiva e pautado nos fundamentos da abordagem histórico-crítica, conclui alertando que a contrarreforma em curso é mais um avanço do pensamento conservador que, a partir da intervenção no Ensino Médio, busca regular o acesso da classe trabalhadora ao ensino superior. Alerta para o retrocesso que a contrarreforma pode trazer para a educação brasileira com a fragmentação do Ensino Médio e seus efeitos no ensino superior, principalmente nas licenciaturas.
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