A contrarreforma do Ensino Médio e possíveis reflexos na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.627

Palavras-chave:

Política Educacional, Reforma do Ensino, Ensino Médio, Educação Superior

Resumo

O artigo analisa a reforma do Ensino Médio no Brasil instituída pela Lei nº 13.415/2017 e a legislação complementar que a sustenta, com foco nas principais alterações legais. Apresenta as possíveis consequências dessas mudanças no ensino superior, a partir de um estudo comparativo com a reforma do Ensino Médio ocorrida a partir da Lei nº 5.692/1971. O texto, apoiado em pesquisa básica, qualitativa, descritiva e pautado nos fundamentos da abordagem histórico-crítica, conclui alertando que a contrarreforma em curso é mais um avanço do pensamento conservador que, a partir da intervenção no Ensino Médio, busca regular o acesso da classe trabalhadora ao ensino superior. Alerta para o retrocesso que a contrarreforma pode trazer para a educação brasileira com a fragmentação do Ensino Médio e seus efeitos no ensino superior, principalmente nas licenciaturas.

Biografia do Autor

Celia Regina Otranto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Univeraidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). ´E Professora Titular aposentada da UFRRJ, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural (GEPHUR), atua como pesquisadora da Rede UNIVERSITAS/BR, ligada ao GT-11 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), é membro do Comitê Científico da ANPEd.

Anderson Teixeira Boanafina, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Assessor da Vice-Direção de Pesquisa e Educação e Coordenador Pedagógico da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ). É pesquisador da Rede UNIVERSITAS, ligada ao GT-11 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atua como docente em Cursos de Especialização e Qualificação do Programa de Qualificação Profissional da COC/FIOCRUZ.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Otranto, C. R., & Boanafina, A. T. (2022). A contrarreforma do Ensino Médio e possíveis reflexos na Educação Superior. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–627. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.627