Projeto de Vida em Minas Gerais. Vale tudo?

perfil docente deste componente curricular do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Sociologia, Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as orientações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais acerca da implementação do componente curricular do Novo Ensino Médio - Projeto de Vida - no que compete a não definição de um perfil docente para lecionar a disciplina. Analisando um conjunto de documentos curriculares, as orientações para implementação de Projeto de Vida em Minas Gerais e o sumário de um livro didático de Sociologia, realizamos a análise documental e comparação dos conteúdos para demonstrar o alinhamento entre os temas orientados para Projeto de Vida e o conteúdo curricular da disciplina de Sociologia/Ciências Sociais escolar. A despeito de todas as nossas críticas e considerações relativas à implementação da reforma do Novo Ensino Médio e do Projeto de Vida; a despeito da impossibilidade de revogação imediata desta normativa, entendemos que, uma vez tornado componente curricular obrigatório, é imperiosa a definição de um perfil docente com formação adequada para realizar o processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes do Ensino Médio. Tal medida pode contribuir, em nossa concepção, para mitigar os possíveis impactos de um conteúdo desenvolvido numa perspectiva meritocrática, individualista e descontextualizada.

Biografia do Autor

Thiago de Jesus Esteves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como docente de Sociologia da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Campus de Nova Iguaçu; integra o quadro docente do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGEd) da UFRRJ. Entre 2014 e 2015, foi consultor técnico, na modalidade produto, em estudos para avaliação educacional na área de Ciências Humanas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desenvolve Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É líder do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (GTEPP) e Membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior (OBSERVA/UFSCar).

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como docente da área de Ensino de Sociologia do Departamento de Educação da UFJF, integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd/UFJF), é Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia à Distância UAB/FACEd/UFJF, é Líder do Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (GRUPEES), é Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e Coordenadora da Unidade Regional Minas da ABECS.

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Publicado

20-10-2022

Como Citar

Esteves, T. de J., & Oliveira, R. R. A. de. (2022). Projeto de Vida em Minas Gerais. Vale tudo? perfil docente deste componente curricular do Ensino Médio. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–610. Recuperado de https://periodicos.ufrrj.br/index.php/rtps/article/view/610