A Educação Superior dos Camponeses

desafios no acesso e na permanência na Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.866

Palavras-chave:

Direito à Educação, Licenciatura em Educação do Campo, Educação Superior do Campo, Política Educacional, Acesso e Permanência

Resumo

Reflete-se sobre a Licenciatura em Educação do Campo, vinculada ao projeto sócio-histórico de formação humana da classe trabalhadora, constituindo-se numa política que garante o acesso à educação superior para uma ampla diversidade de sujeitos do campo. Porém, o avanço de políticas neoliberais impõe grandes desafios à sua consolidação. Orientada em pressupostos do materialismo histórico dialético, a análise teve como foco os desafios que impactam o acesso e permanência na LEdoC, evidenciando-se desafios estruturais que envolvem a relação com a terra/território, sob ameaças de empreendimentos do agro-mínero-negócio; desigualdades socioeconômicas,  educacionais, étnico raciais e de gênero; dificuldades relacionadas ao trabalho, que, na sociedade capitalista é caracterizado por elevados níveis de exploração/instabilidade; fragilidades nas políticas de apoio à permanência estudantil.

 

Biografia do Autor

Maria Célia Vieira da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Campus Marabá. 

Monica Castagna Molina, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Doutra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professora Associada da UnB, integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação; integra a Rede Universitas-BR de pesquisadores. 

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Silva, M. C. V. da, & Molina, M. C. (2023). A Educação Superior dos Camponeses: desafios no acesso e na permanência na Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–866. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.866