Mercantilização do ensino superior, crise trabalhista e pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.822

Palavras-chave:

Avanço Tecnológico, Crise do Capital, Mercado de Trabalho, Trabalho Docente, Ensino Superior, Universidade

Resumo

este artigo teve como objetivo a análise da mercantilização do ensino superior e do impacto das tecnologias digitais e da pandemia do coronavírus no nível de aprendizagem e no trabalho dos professores universitários. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica – com a análise de conteúdo (teórico-dedutiva e dialética), de forma qualitativa e quantitativa. A conclusão foi a de que o processo de mercantilização do ensino superior, as crises econômicas e a pandemia do COVID-19 impulsionaram a implementação do sistema de aulas virtuais, em hibridismo com as aulas presenciais, impactando a qualidade do ensino e o trabalho dos professores universitários, que passaram a enfrentar dificuldades com o volume de trabalho, com o domínio das novas ferramentas digitais e com o desafio de manter o nível de engajamento e de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Alex Dylan Freitas Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Brasil

Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), onde conclui o Doutorado em Direito do Trabalho, na condição de Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua como docente de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário na PUC/MG. Atua também como docente de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Processual Civil na Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). E também atua como docente de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito do Consumidor da Nova Faculdade. Integra o Grupo de Pesquisa Retrabalhando o Direito (RED), da PUC/Minas, e o Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania, da Universidade de Brasília (UnB).

Ana Cláudia Nascimento Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Brasil

Doutora em Direito Público pela Universidade de Coimbra, Portugal, com Pós-Doutorado pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Atua como docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e como Procuradora Regional do Trabalho no Ministério Público do Trabalho. Também atua como docente contratada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2023).

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Silva, A. D. F., & Gomes, A. C. N. (2023). Mercantilização do ensino superior, crise trabalhista e pandemia do COVID-19. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–822. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.822