Mercantilização do ensino superior, crise trabalhista e pandemia do COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.822Palavras-chave:
Avanço Tecnológico, Crise do Capital, Mercado de Trabalho, Trabalho Docente, Ensino Superior, UniversidadeResumo
este artigo teve como objetivo a análise da mercantilização do ensino superior e do impacto das tecnologias digitais e da pandemia do coronavírus no nível de aprendizagem e no trabalho dos professores universitários. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica – com a análise de conteúdo (teórico-dedutiva e dialética), de forma qualitativa e quantitativa. A conclusão foi a de que o processo de mercantilização do ensino superior, as crises econômicas e a pandemia do COVID-19 impulsionaram a implementação do sistema de aulas virtuais, em hibridismo com as aulas presenciais, impactando a qualidade do ensino e o trabalho dos professores universitários, que passaram a enfrentar dificuldades com o volume de trabalho, com o domínio das novas ferramentas digitais e com o desafio de manter o nível de engajamento e de aprendizagem dos alunos.
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