"No início foi complicado, foi um trabalho de formiguinha"
trabalho docente com crianças migrantes
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.787%20Palavras-chave:
Trabalho docente, Migração internacional, Ensino fundamentalResumo
O artigo analisa particularidades do trabalho docente com crianças oriundas da migração internacional. A perspectiva teórica se pauta em François Vatin e na noção de trabalho como ato criador. Trata-se de um estudo de caso e a técnica aplicada foi a entrevista semiestruturada, realizada em Goiânia-Goiás, no ano de 2020, com uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental, que ministrou aulas para uma criança de Cuba em uma escola municipal. O resultado aponta que, apesar da ausência de respaldo institucional, a professora realiza o processo de ensino mediante a noção, ainda que inconsciente, do trabalho como ato criador, mesmo em situações de precarização, isto é, a professora se reconhece naquilo que faz e possibilita ao aluno a criação de laço social e aprendizagem.
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