"No início foi complicado, foi um trabalho de formiguinha"

trabalho docente com crianças migrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.787%20

Palavras-chave:

Trabalho docente, Migração internacional, Ensino fundamental

Resumo

O artigo analisa particularidades do trabalho docente com crianças oriundas da migração internacional. A perspectiva teórica se pauta em François Vatin e na noção de trabalho como ato criador. Trata-se de um estudo de caso e a técnica aplicada foi a entrevista semiestruturada, realizada em Goiânia-Goiás, no ano de 2020, com uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental, que ministrou aulas para uma criança de Cuba em uma escola municipal. O resultado aponta que, apesar da ausência de respaldo institucional, a professora realiza o processo de ensino mediante a noção, ainda que inconsciente, do trabalho como ato criador, mesmo em situações de precarização, isto é, a professora se reconhece naquilo que faz e possibilita ao aluno a criação de laço social e aprendizagem.

Biografia do Autor

Rômulo Sousa de Azevedo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Doutorando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás(UFG), onde obteve o título de Mestre em educação. Atua como coordenador pedagógico na Secretaria Estadual de Educação de Goiás. É membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - CSVM/UFG. 

Cláudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pedagoga pela mesma Universidade. É professora do magistério superior na Universidade Federal de Catalão no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Pesquisa de Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão. É Líder do Grupo de Pesquisa CIEED (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação). É uma das editoras-chefe da Revista Poiesis Pedagógica.

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

Azevedo, R. S. de, & Amaral, C. T. do. (2023). "No início foi complicado, foi um trabalho de formiguinha": trabalho docente com crianças migrantes. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–787. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.787