O perfil de ingressantes no ensino superior da Baixada Fluminense, RJ
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.733Palavras-chave:
Ensino superior, Ingresso, Política pública, Baixada Fluminense (RJ)Resumo
Este artigo detalha os resultados da pesquisa que analisou o perfil do ingressante presencial nas Instituições de Ensino Superior da Baixada Fluminense (RJ). A coleta de informações utilizou o banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Após a vinculação das bases de dados socioeconômicos dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio em três anos (2009, 2013 e 2016) e do Censo da Educação Superior, de ingresso destes candidatos nas referidas instituições nos anos subsequentes (2010, 2014 e 2017, respectivamente). Concluímos que a expansão do acesso ao ensino superior ocorreu de forma significativa para os moradores da região da Baixada Fluminense-RJ, porém com a influência da posição social dos sujeitos da pesquisa no ingresso em cursos de graduação escolhidos.
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