O perfil de ingressantes no ensino superior da Baixada Fluminense, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.733

Palavras-chave:

Ensino superior, Ingresso, Política pública, Baixada Fluminense (RJ)

Resumo

Este artigo detalha os resultados da pesquisa que analisou o perfil do ingressante presencial nas Instituições de Ensino Superior da Baixada Fluminense (RJ). A coleta de informações utilizou o banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Após a vinculação das bases de dados socioeconômicos dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio em três anos (2009, 2013 e 2016) e do Censo da Educação Superior, de ingresso destes candidatos nas referidas instituições nos anos subsequentes (2010, 2014 e 2017, respectivamente). Concluímos que a expansão do acesso ao ensino superior ocorreu de forma significativa para os moradores da região da Baixada Fluminense-RJ, porém com a influência da posição social dos sujeitos da pesquisa no ingresso em cursos de graduação escolhidos.  

Biografia do Autor

Renan Arjona de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Administrador na UFRRJ.

 

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Publicado

02-08-2023

Como Citar

Souza, R. A. de. (2023). O perfil de ingressantes no ensino superior da Baixada Fluminense, RJ. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 8(13), e–733. https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.733