Tecnologias digitais, intencionalidades e educação

possibilidades e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v9i14.999

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação, Sociedade

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), seus reflexos sociais e principalmente, educacionais, entendendo estas enquanto instrumentos que carregam intencionalidades, distantes de uma noção de neutralidade. A pesquisa foi desenvolvida pelo método bibliográfico, e as discussões estão organizadas em seções, abordando inicialmente o conceito de tecnologia adotado neste trabalho, seguido pelas seções de discussões sobre as tecnologias digitais na sociedade e as tecnologias digitais no ambiente escolar. Por meio da revisão bibliográfica realizada foi possível concluir que é extremamente necessário desenvolver um olhar mais crítico para a implementação de tecnologias digitais e TDICs na sociedade e, principalmente, no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Beatriz Almeida de Oliveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil

Licenciada em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), conclui o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SEEd/SC). 

Patrick Dutra, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELV), conclui o Curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESC. É membro do Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA) e do Núcleo de História Econômica e Social da UNESC.

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA) e membro da Rede de Pesquisa Crisis y Critica. É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Traduziu em parceria as obras: “Marxismo e Antropologia: o conceito de essência humana na filosofia de Marx”, publicado pela Expressão Popular, em 2015, e “Lorenzo Milani: a Escola de Barbiana e a luta por justiça social”, publicado pela EDUNESC, em 2016. Organizou, em coautoria com André Cechinel, a obra "Formação Humana na Sociedade do Espetáculo", publicado pela EDUNESC & Argos, em 2019, e “Arte e Literatura na Sociedade do Espetáculo”, pela Editora Pimenta Cultural, em 2020. Publicou, em coautoria com André Cechinel, o livro "Formação Espetacular!: educação em tempos de Base Nacional Comum Curricular", publicado pela Edufba, em 2022. Organizou, em coautoria com Domingos Leite Lima Filho, a obra "Trabalho, Tecnologia e Atividade", pela Editora Lutas Anticapital, em 2022. Foi coordenador do Eixo Temático “Trabalho e Educação” na Reunião Regional ANPEd/Sul de 2020 a 2021 e desenvolveu trabalho de consultoria na área de Educação e Trabalho na Proposta Curricular do Território Catarinense para o Ensino Médio, em 2020. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Tecnologia Educacional  da UNESC. É Ex-Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESC de 2020 a 2022.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Oliveira, B. A. de, Dutra, P., & Mueller, R. R. (2024). Tecnologias digitais, intencionalidades e educação: possibilidades e reflexões . RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 9(14), E–999. https://doi.org/10.29404/rtps-v9i14.999