Ensino Médio no Brasil
reordenamento federal e estadual
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-610Keywords:
Política Educacional, Reformas Educacionais, Ensino MédioAbstract
O artigo parte do contexto econômico da reestruturação produtiva e sociopolítico configurado pelo neoliberalismo mediado pela Terceira Via, que no Brasil tem ampliado o padrão de dualidade educacional e adotado o modelo gerencial de gestão educacional. Através de análise documental, objetiva analisar os reordenamentos da reforma do Ensino Médio (EM) que no âmbito federal condiciona o financiamento à assistência técnica e ao controle dos sistemas na adequação dos currículos à Base Nacional Comum Curricular. Na legislação do Estado do Rio de Janeiro verifica alterações em torno da flexibilização e diversificação dos currículos. A análise da legislação aponta que a reforma do EM delineia uma formação voltada às múltiplas formas precárias de sobrevivência dos trabalhadores frente à lógica atual do capital, bem como novas formas de formação docente e organização escolar.
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