Os usuários e as greves do Metrô de São Paulo
diálogos entre a sociologia do trabalho e os estudos de recepção
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.771Palavras-chave:
greve, Metrô, direitos, perfil de usuáriosResumo
O artigo traz resultados de um survey aplicado junto aos usuários do serviço de metrô da cidade de São Paulo no ano de 2019. O objeto de análise da investigação foi a percepção dos usuários do metrô sobre as greves conflagradas pelos metroviários. Percebeu-se que os usuários tendem a aprovar as atividades grevistas por compreenderem que os metroviários têm “direito a ter direitos”, ou seja, teriam o direito de lutar por melhores condições de emprego e remuneração. A análise parte da compreensão de que o apoio dos usuários às greves aumentaria se eles também reivindicassem melhorias no serviço prestado, mas isto é limitado pelas formas de divulgação das greves, de seus motivos e de suas consequências pela imprensa comercial. O artigo apresenta questões e dados específicos sobre como os usuários se informam e porque a interpretação das greves por parte da imprensa não é completamente hegemônica entre eles tomando como referência as contribuições da Sociologia da Recepção.
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