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Defasagem matemática pós pandemia nos anos finais do Ensino Fundamental: reflexões e perspectivas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.1128

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino remoto, Pandemia, Tecnologias Digitais, Educação matemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a defasagem matemática causada pela pandemia de Covid-19 em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva docente. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de matemática, visando compreender os desafios enfrentados no ensino remoto e as estratégias adotadas para minimizar a defasagem. Teoricamente, o estudo aborda as dificuldades relacionadas ao acesso às Tecnologias Digitais e à desmotivação dos alunos, agravadas pelas desigualdades educacionais. Os resultados revelam que a ausência de interação presencial e a falta de preparo para o ensino remoto impactaram negativamente o aprendizado, evidenciando uma defasagem nos conteúdos fundamentais. As reflexões indicam a necessidade de formação contínua para os professores e investimentos em infraestrutura tecnológica, com vistas a reduzir as lacunas educacionais criadas ou acentuadas pela pandemia.

Biografia do Autor

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2022) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente estudante do curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas pesquisas estão voltadas para Educação 5.0, Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e Produção de Vídeos de Matemática.

Andrieli Ebling Fanka da Cunha, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Estudante de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com interesse em educação e modelagem matemática. Participante do projeto A Matemática na perspectiva da Educação 5.0: acolher, construir conhecimento e transformar com ênfase na educação básica.Busco aprofundar meus conhecimentos nas aplicações da matemática, na resolução de problemas relevantes e atuais da sociedade. Na aprendizagem, aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas pedagógicas para utilização na educação básica.

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Educação Matemática pela UCPel , Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina e Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

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Publicado

25-07-2025

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Como Citar

SILVA, M. J. da; CUNHA, A. E. F. da; FELCHER, C. D. O. Defasagem matemática pós pandemia nos anos finais do Ensino Fundamental: reflexões e perspectivas docentes. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 86, p. 52–75, 2025. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.1128. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/1128. Acesso em: 3 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos