Avaliação de atividades remotas no Laboratório de Ensino de Matemática

Autores

  • Felipe Olavo Silva UFRJ
  • Paula Monteiro Baptista UFRJ
  • Rafael Filipe Novôa Vaz IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2022.010

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Avaliação Formativa, Ensino Remoto

Resumo

A busca por práticas pedagógicas no ensino de matemática que rompam as aulas expositivas e centradas no professor tem motivado professores e educadores no desenvolvimento de estratégias didáticas diferenciadas. Neste sentido, a utilização de atividades de investigação e exploratórias em ambientes  como,  por  exemplo,  Laboratórios  de  Ensino  de  Matemática  (LEM),  pode  indicar caminhos interessantes sob o ponto de vista pedagógico para a condução das aulas de Matemática. De modo análogo, as práticas formativas de avaliação podem beneficiar a aprendizagem dos estudantes, principalmente aqueles com maiores dificuldades. Em nossas primeiras investigações constatamos a existência de uma conexão, teórica e prática, entre o LEM e a avaliação Formativa. No  entanto, após as medidas de  distanciamento  social necessárias durante a  pandemia,  foram implementadas as aulas remotas e o modelo híbrido. Neste artigo apresentamos e discutimos duas experiências docentes de utilização do LEM e da Avaliação Formativa no Ensino Remoto.

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Publicado

05-01-2021

Como Citar

OLAVO SILVA , F.; MONTEIRO BAPTISTA , P. .; NOVÔA VAZ , R. F. . Avaliação de atividades remotas no Laboratório de Ensino de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 78, p. 52–67, 2021. DOI: 10.4322/gepem.2022.010. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/451. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos