Defasagem matemática pós pandemia nos anos finais do Ensino Fundamental: reflexões e perspectivas docentes
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2025.1128Palavras-chave:
Covid-19, Ensino remoto, Pandemia, Tecnologias Digitais, Educação matemáticaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a defasagem matemática causada pela pandemia de Covid-19 em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva docente. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de matemática, visando compreender os desafios enfrentados no ensino remoto e as estratégias adotadas para minimizar a defasagem. Teoricamente, o estudo aborda as dificuldades relacionadas ao acesso às Tecnologias Digitais e à desmotivação dos alunos, agravadas pelas desigualdades educacionais. Os resultados revelam que a ausência de interação presencial e a falta de preparo para o ensino remoto impactaram negativamente o aprendizado, evidenciando uma defasagem nos conteúdos fundamentais. As reflexões indicam a necessidade de formação contínua para os professores e investimentos em infraestrutura tecnológica, com vistas a reduzir as lacunas educacionais criadas ou acentuadas pela pandemia.
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