Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

RESUMO

Elaborado em conformidade com a NBR 6028, de 2021, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o resumo, em parágrafo único, sem recuo e sem enumeração de tópicos, deve encadear frases breves e sintéticas. Em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, deve conter de 100 a 250 palavras. Convém usar o verbo na terceira pessoa. Não é permitido, em hipótese alguma, incluir citações no corpo do resumo. É obrigatório apresentar as versões do resumo em idioma inglês e em espanhol. Logo abaixo do resumo, precedidas da expressão Palavras- chave em negrito, seguida de dois-pontos, registram-se as palavras-chave  – no máximo 5 –, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo. Resumo.

Palavras-chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3; palavra 4; palavra 5.

 

Título em Inglês (Idioma secundário, tamanho 12)

 

ABSTRACT

O abstract do artigo deve ser elaborado em língua inglesa (idioma secundário) e manter a redação utilizada no Resumo, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado. Não há recuo de parágrafo. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract. Abstract.

Keywords: word 1; word 2; word 3; word 4; word 5.

 

Título em Espanhol (Idioma secundário, tamanho 12)

 

RESUMEN

O resumen do artigo em língua espanhola (idioma secundário), com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, deve manter a redação utilizada no Resumo.  O texto não admite recuo de parágrafo. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen. Resumen.

Palabras clave: palabra 1; palabra 2; palabra 3; palabra 4; palabra 5.

 

 

SEÇÕES PRIMÁRIAS (Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado, CAIXA ALTA)

O corpo do texto terá fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo de 1,25 na primeira linha dos parágrafos. Folha A4, margem superior, 2,0; inferior, 3,0; direita e esquerda, 2,5. Não deve haver espaços antes ou depois dos parágrafos.

Por exemplo:

 

INTRODUÇÃO (ou CONSIDERAÇÕES INICIAIS)

Para fazer a submissão dos artigos no Boletim GEPEM todos os autores devem possuir o Registro ORCID, pois este é exigência dos indexadores desta Revista. Este é o link para registro: https://orcid.org/register. O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema em que todos aqueles que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. O procedimento atribui um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e está integrado com outras bases de dados e indexadores.

Ao submeter o artigo à Revista, é preciso disponibilizar o link do ORCID de cada autor no campo ORCID (Ex.: https://orcid.org/0000-0002-5432-9261) e inserir no site da revista todas as informações sobre os autores nos Metadados da Submissão: instituição em que atuam e  biografia de cada autor – se possível, a mesma que apresenta seu Currículo Lattes. Finalizar com o link do Currículo Lattes e o e-mail.

 Solicita-se que o texto totalize entre 15 e 25 páginas, com flexibilidade para mais 10%, se muito necessário. Sua elaboração deve ter em conta as seguintes recomendações:

Para o destaque de palavras ou frases no texto utilizar apenas o recurso itálico, ou seja, não utilizar negrito ou outro recurso.

As notas de rodapé devem ser breves, em fonte Times New Roman, tamanho 9, espaçamento simples entre linhas e justificado[1]. Devem ser numeradas com algarismos arábicos, de forma sequencial, em todo o texto. Sugerimos que essas notas sejam evitadas.

Deve haver um espaço de uma linha em branco ao final de cada seção.

 

Seções secundárias (Times New Roman, tamanho 12, negrito, justificado)

O corpo do texto terá fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha dos parágrafos 1,25. Folha A4, margem superior, 2,0; inferior, 3,0; direita e esquerda, 2,5. Não deve haver espaços antes ou depois dos parágrafos.

 

Citações no corpo do artigo

As citações serão elaboradas e dispostas de acordo com as normas técnicas  NBR 10520, de 2023,  da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Citação é a apresentação indireta ou direta de uma parte do texto ou documento consultado para a elaboração do trabalho acadêmico. A obra ou documento referido na citação deve fazer parte da lista de referências.

A citação indireta é a interpretação livre de parte da obra consultada, sem transcrever frases ou trechos do original estudado. Porque faz parte da frase do texto em elaboração, não é limitada por aspas.  Deve ser acompanhada da referência ao texto consultado: o sobrenome do autor e o ano de publicação devem ser adequadamente indicados na frase do texto – antes ou depois do trecho citado.

A citação direta transcreve literalmente parte do texto consultado e deve ser acompanhada da referência ao original pesquisado: o sobrenome do autor, o ano de publicação e a página devem ser indicados na frase do texto – antes ou depois do trecho citado. Há dois tipos de citação direta, de acordo com a quantidade de linhas transcritas: com até três linhas, citação curta; com mais de três linhas, citação longa.

Na citação direta curta, com até três linhas,  a parte transcrita deve ser inserida no texto, entre aspas, sem itálico, com o mesmo tamanho de letra do texto. A referência que acompanha a citação direta deve indicar: autor, data, página e, se houver grifos, a autoria deles. O sobrenome do autor pode ser mencionado no corpo da frase ou no interior dos parênteses  – nos dois casos, com apenas a inicial maiúscula –, e os dados restantes são colocados entre parênteses logo a seguir – antes ou depois da citação. Se houver grifos no trecho citado, é preciso indicar, depois da data, a página de onde foram retirados.

Exemplo: De acordo com Bairral (2021, p. 249): “O seu desenho didático pode dispor de proposições e de interfaces para a cocriação da comunicação e da aprendizagem”. Ou ainda: “O seu desenho didático pode dispor de proposições e de interfaces para a cocriação da comunicação e da aprendizagem” (Bairral, 2021, p. 249).

A citação direta longa, com mais de três linhas, deve vir destacada do texto, recuada 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaçamento simples e fonte de tamanho 10 ou 11, sem itálico. Antes ou após a citação registram-se, entre parênteses, o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), com apenas a inicial em caixa alta (maiúscula), seguido(s) da data, da página da qual foi retirada a citação e da expressão “grifo nosso”, se houver grifo. Quando não estiver disponível o número da página, indica-se a localização (parágrafo, seção ou capítulo do texto).

Exemplo: De acordo com Bairral (2021, p. 249),

 

em um ambiente virtual de aprendizagem, o planejamento de tarefas envolve aspectos complexos e imbricados – hipertextualidade, múltiplos formatos de tarefas, estratégias diversas de comunicação síncrona ou assíncrona, espaços e tempos variados etc. – e, portanto, o seu desenho didático pode dispor de proposições e de interfaces para a cocriação da comunicação e da aprendizagem que, em particular, devem considerar a hipertextualidade na arquitetura de conteúdos e de situações de aprendizagem, e a articulação dos saberes em uma equipe interdisciplinar [...].

 

É possível também esta outra posição para a referência:

Em um ambiente virtual de aprendizagem, o planejamento de tarefas envolve aspectos complexos e imbricados – hipertextualidade, múltiplos formatos de tarefas, estratégias diversas de comunicação síncrona ou assíncrona, espaços e tempos variados etc. – e, portanto, o seu desenho didático pode dispor de proposições e de interfaces para a cocriação da comunicação e da aprendizagem que, em particular, devem considerar a hipertextualidade na arquitetura de conteúdos e de situações de aprendizagem, e a articulação dos saberes em uma equipe interdisciplinar (Bairral, 2021, p. 249).

 

Os trechos transcritos nestes exemplos têm destaques em itálico no original escrito por Bairral (2021, p. 249), os quais não precisam, portanto, ser informados ao leitor. Entretanto, quando o texto transcrito receber alterações por parte de quem o transcreve, é necessário informar: grifo nosso ou grifo próprio, como último elemento da citação. 

Nas citações o ponto final deve ser inserido somente ao final da sentença, que inclui a referência.

 

Seções terciárias (Times New Roman, tamanho 12, justificado)

O corpo do texto terá fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha dos parágrafos 1,25. Folha A4, margem superior 2,0; inferior, 3,0; direita e esquerda, 2,5. Não deve haver espaços antes ou depois dos parágrafos.

Por exemplo:

 

Observação sobre as citações diretas

Ao incorporar uma citação à frase do texto, é muito importante verificar se o trecho citado está adequadamente vinculado à frase que o antecede, ou seja, se a citação continua e completa de forma lógica a afirmação anterior a ela.

Exemplo transcrito do artigo “Licenciandos em matemática interagindo no VMTcG em uma tarefa sobre translação”, de autoria de Bairral e Silvano, publicado em Educação Matemática Pesquisa (2023): Particularmente, o estudo das transformações geométricas confere ao ensino da geometria um dinamismo que não possuía na versão estática de Euclides (Veloso, 2012) e permite, dentre outras características, o entendimento de aspectos (in)variantes na figura e suas imagens por determinada transformação. No VMTcG,

a aprendizagem não é vista como um produto em si mesmo, mas uma conjunção de aspectos (exemplos, conceitos, concepções, sugestões, construções em tela etc.) que vão se desenvolvendo no coletivo constituído. Embora as contribuições sejam individuais o resultado é um produto do grupo, não de um sujeito apenas. Coletivos distintos desenvolvem formas próprias de interagir e, portanto, de aprender (Oliveira; Bairral, 2020, p. 304).

 

REFERENCIAL TEÓRICO

Os referenciais teóricos servem de fundamentação para o estudo e são usados na análise dos resultados apresentados posteriormente. Deve ser dada preferência para publicações recentes em periódicos especializados e conceituados, livros, dissertações, teses ou ainda trabalhos apresentados em eventos da área.

 

METODOLOGIA

É importante explicitar, sempre que possível e de acordo com as bases teóricas, metodológicas e epistemológicas, a fundamentação dos pressupostos da pesquisa realizada: abordagem, tipo, sujeito, locus, instrumentos, procedimentos e técnicas utilizadas, contexto, ambiente, entre outros elementos necessários.

Diálogos, entrevistas, depoimentos, conversas, exemplos de exercícios e outros instrumentos provenientes dos dados coletados devem seguir a formatação: fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço simples entre linhas e conteúdo das falas em itálico. Colocar o nome ou pseudônimo em negrito sem itálico. Se os autores quiserem esclarecer algum aspecto no diálogo, usar [texto para esclarecer].

Exemplo:

 

Professor1 ou Professor(A): O que você fez para resolver o problema? [o professor1 pergunta ao aluno1]

Aluno1 ou Aluno(A): Multipliquei estes números [assinalando com o dedo no caderno], depois somei ao valor inicial.

 

Ilustrações e tabelas

Regulamentadas pela NBR 14724, de 2011, da ABNT, que orienta a elaboração de trabalhos acadêmicos, as ilustrações são recursos textuais  que recebem diferentes designações no texto: desenho, esquema, figura, fluxograma, fotografia, gráfico, imagem, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, entre outros. Devem estar centralizadas na página e posicionadas o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação deve estar na parte superior, precedida da sua designação – em caixa alta, sem negrito –, acompanhada de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, seguida de travessão e do respectivo título, que deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Usar letra Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.

Após a ilustração, na parte inferior, indicar obrigatoriamente a fonte consultada – mesmo que a elaboração seja do próprio autor – e  legenda, notas e outras informações que o autor do texto em elaboração julgue necessárias à sua compreensão. As fontes devem receber letra Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.

Deixar uma linha em branco antes do título da ilustração e após a fonte.

A Figura é uma ilustração muito recorrente em artigos acadêmicos.

No texto do trabalho usa-se FIG. – sempre no singular, mesmo quando se fizer referência a mais de uma Figura.

Utilize uma boa resolução de imagem, de modo que seja legível para os leitores em 100% de zoom, sempre respeitando as margens do documento.

Também o Quadro é recurso muito empregado nos textos acadêmicos. Apresenta informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo dentro do Quadro deve receber letra Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples. As mesmas recomendações que orientam a elaboração da Figura aplicam-se ao Quadro, que no texto será referido pela indicação QUADRO, acompanhada do número de ordem a que se refere. Ex.: QUADRO 1, QUADRO 2. Deixar uma linha em branco antes do título do quadro e após a fonte.

Diferentemente das ilustrações, as tabelas atendem à regulamentação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central e cuja função é apresentar resultados numéricos e valores comparativos. Numeradas sequencialmente com algarismos arábicos, devem estar o mais próximo possível do trecho a que se referem.

A identificação das tabelas deverá vir centralizada na parte superior, precedida da palavra TABELA (sem negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito), que deve ser claro e breve, sem abreviações, em fonte 10, Times New Roman. Seu conteúdo deve ser apresentado também em fonte Times New Roman, tamanho 10. No cabeçalho de cada coluna indica-se o conteúdo. Além de apontar a natureza do assunto, é necessário apresentar a abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos. As células devem conter dados numéricos para informar a quantificação de um fato específico observado. A moldura não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Convém que a tabela seja elaborada para ocupar uma única página, com uniformidade gráfica (fonte, corpo, uso de maiúsculas e minúsculas).

Abaixo da ilustração, a nota de fonte, indispensável, deve receber tamanho 10. E, se necessárias, podem constar notas gerais e notas referentes a uma parte específica. No texto, a indicação TAB. é usada apenas no singular, mesmo que se refira a mais de uma Tabela.

Deixar uma linha em branco antes do título da tabela e após a fonte. Sempre mencionar a fonte. 

Quadros, tabelas e equações devem estar em um formato que possibilite que sejam editados. Não serão aceitas imagens digitalizadas.

Expressões como “a Tabela acima” ou a “Figura abaixo” não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das imagens pode ser alterada.

 

ANÁLISES E RESULTADOS

Desenvolver o texto a partir do referencial teórico-metodológico, considerando as exigências científicas para garantir originalidade, cientificidade, rigor e precisão.

 

CONCLUSÕES (ou CONSIDERAÇÕES FINAIS / REFLEXÕES FINAIS)

Salientar as conclusões e/ou posições do autor em relação aos frutos do estudo, elaboradas por meio da exploração dos objetivos alcançados e da discussão do problema apresentado.

 

AGRADECIMENTOS (não obrigatórios) 

Devem obedecer às mesmas normas usadas no corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. Por exemplo, no caso de agradecimentos para a CAPES, segundo a Portaria n.º 206, de 4 de setembro de 2018:

Para trabalhos publicados em português:

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Para trabalhos publicados em inglês:

This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.

 

REFERÊNCIAS

 

Livros com um autor:

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução Cláudia Freire. São Paulo: Editora da UNESP, 2016.

 

Livros com dois autores:

FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de.  Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

 

 

Livros com três autores:

CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

 

Livros com mais de três autores [Informar todos os autores]:

SANCHEZ, Sixto R.; BAYÉS, Ana S.; APPELBAUM, Peter; ALDON, Gilles. (org.). The role of the history of Mathematics in the Teaching/Learning process: A CIEAEM Sourcebook: Berlin: Springer, 2023.

 

Livros com organizadores, coordenadores:

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

 

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade (org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam Matemática: perspectivas e desafios. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/tematicas_emergentes.pdf Acesso em: 20 jan. 2020.

 

OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho (org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf Acesso em: 20 jan. 2020.

 

 

Capítulo de livro (Ebook):

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos. In: OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho (org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf Acesso em: 20 jan. 2020.

 

 

Trabalhos de eventos:

ALVARADO PRADA, Luís Eduardo. Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 29 de julho a 1.º de agosto de 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3179/482 Acesso em: 20 jan. 2020.

 

 

Artigos de revistas/periódicos:

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Escrevendo sobre cubo e estacionando bicicletas: tarefas visando à promoção de práticas insubordinadas em educação matemática. Revista @mbienteeducação, v. 14, n. 1, p. 244-268, jan. 2021.

 

BAIRRAL, Marcelo Almeida; ASSIS, Alexandre Rodrigues. Isometries: Epistemological insights among secondary students interacting in dynamic geometric environment with touches on screen. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 2, p. 92-121, 2022. https://doi.org/10.37001/ripem.v12i2.2834 

 

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; FERREIRA, Ana Cristina; LOPES, Celi Aparecida Espasandin; FREITAS, Maria Teresa Menezes de; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 137-160, 2002. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1098

 

SCALABRIN, Ana Maria Mota Oliveira; MUSSATO, Solange. Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, e020051, 2020. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id432

 

 

Leis, decretos, portarias, etc.:

BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 25 maio 2019. 

 

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 1, de 18/02/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf Acesso em: 25 maio 2019. 

 

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf Acesso em: 25 maio 2019. 

 

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf Acesso em: 25 maio 2019. 

 

[1] Notas de rodapé devem ser numeradas a partir da segunda página. Nas notas da primeira página constam apenas as credenciais dos autores.

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