O Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado: percepções de futuros professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.4322/gepem.2023.004Palavras-chave:
Estudo de Aula; Formação inicial de professores; Educação Matemática.Resumo
O Estudo de Aula é um processo formativo, colaborativo e reflexivo, centrado na prática letiva que tem, como foco, a aprendizagem dos estudantes. Os participantes (professores e/ ou futuros professores) realizam uma pequena investigação que envolve a definição do objetivo da aula, a realização de estudos sobre o assunto que será abordado; a elaboração do planejamento detalhado da aula; a condução por um dos participantes e análise pós-aula. A nossa pesquisa foi realizada com um futuro professor e uma futura professora de Matemática que participaram do Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado. Neste texto, temos o propósito de apresentar e analisar as percepções desses licenciandos sobre o processo formativo que vivenciaram. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual realizada ao final do estágio. Os relatos mostram que os futuros professores consideram que o Estudo de Aula enriqueceu a experiência do estágio em vários aspectos.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005, 378 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102164
CARVALHO, Mercedes. Metodologia Lesson Study na Licenciatura em Matemática: possibilidade para a formação inicial. Boletim GEPEM, n. 77, p. 1-13, jul. /dez. 2020. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/421
COELHO, Felipe Gomes. A metodologia da Lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. 321 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Disserta%C3%A7%C3%B5es/2014/MSc_60_Fellipe_Gomes_Coelho.pdf
FERNANDEZ, Clea; YOSHIDA, Makoto. Lesson study: A Japanese approach to improving mathematics teaching and learning. Routledge, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=N7uTsZxWXFkC&oi=fnd&pg=PP10&dq=FERNANDEZ,+Clea%3B+YOSHIDA,+Makoto.+Lesson+study:+A+Japanese+approach+to+improving+mathematics+teaching+and+learning.+Routledge,+2012.&ots=f94g60G3HJ&sig=QRAO31Kh9TbdueSZ4whqJs_4ay0
FUJII, Toshiakira. Implementing Japanese lesson study in foreign countries: misconceptions revealed. Mathematics Teacher Education and Development, v. 16, n. 1, p. 65-83, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1046666
ISODA, Masami; OLFOS, Raimundo. El enfoque de resolución de problemas: En la enseñanza de la matemática a partir del estudio de clases. Ediciones universitarias de Valparaíso, 2009.
MARTINS, Micaela; MATA-PEREIRA, Joana; PONTE, João Pedro da. Os Desafios da Abordagem Exploratória no Ensino da Matemática: aprendizagens de duas futuras professoras através do Estudo de Aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 343-364, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/HjpPFXmM7V9bWq8MKmcSkxt/?format=html&lang=pt
MOSTOFO, Jameel. The Impact of Using Lesson Study with Pre-Service Mathematics Teachers. Journal of Instructional research, v. 3, p. 55-63, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1127641
MURATA, Aki; POTHEN, Bindu E. Lesson study in preservice elementary mathematics methods courses: Connecting emerging practice and understanding. Lesson study research and practice in mathematics education: Learning together, p. 103-116, 2011. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-90-481-9941-9_8
NEVES, Regina da Silva Pina; FIORENTINI, Dario. Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-30, 2021. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12676
OLFOS, Raimundo; ZAKARYAN, Diana; ESTRELLA, Soledad; MORALES, Sergio. Vínculos y Brechas entre el Conocimiento Teórico y el Conocimiento Práctico Perceptual de una Futura Profesora en la Ensenanza de la Multiplicación de Expresiones Algebraicas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 64, 2019, maio-ago., p. 591-612. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/x9jSrRdcZFTxkcYPRmYnWLM/abstract/?lang=es
ONUCHIC, Lourdes De La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Boletim de Educação Matemática, p. 73-98, 2011.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/72994
PONTE, João Pedro; QUARESMA, Marisa; MATA-PEREIRA, Joana; BAPTISTA, Mónica. A adaptação dos estudos de aula ao contexto português. In: Seminário de Investigação em Educação Matemática, n. 28, 2017, Viseu. Anais. Viseu: Associação dos professores de Matemática. 2017, p. 129-141. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/4557/1/AtasXXVIIISIEMFINAL_domi.pdf#page=139
RICHIT, Adriana. Estudos de aula na perspectiva de professores formadores. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZGHbjRhNkk5CzKN6G6bh56w/abstract/?lang=pt
RINCÓN, Jenny Patricia Acevedo; FIORENTINI, Dario. A ‘glocal’ lesson study: The case of pedagogical practices in mathematics. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - RIPEM, v. 7, n. 2, p. 24-44, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jenny-Acevedo-Rincon/publication/322959588_A_'GLOCAL'_LESSON_STUDY_THE_CASE_OF_PEDAGOGICAL_PRACTICES_IN_MATHEMATICS/links/5a79c85a45851541ce5e4f57/A-GLOCAL-LESSON-STUDY-THE-CASE-OF-PEDAGOGICAL-PRACTICES-IN-MATHEMATICS.pdf
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 261 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40028
SOTO, Pierina Zanocco; ZAÑARTU, Constanza Ripamonti. Estudio de clases en didáctica de la matemática: proceso reflexivo de los estudiantes de pedagogía en educación básica en la Universidad Santo Tomás. Anais. VII CIBEM. Uruguay, 2013.
Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/328835198.pdf
SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira; WROBEL, Julia Schaetzle; BALDIN, Yuriko Yamamoto. Lesson Study como Meio para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática-Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin. Boletim Gepem, n. 73, p. 115-130, 2018.
Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/163
SOUZA, Christiane da Fonseca. Estudo de Aula de matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de matemática. 449 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
Disponível em: http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32933
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Boletim GEPEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.