O Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado: percepções de futuros professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2023.004

Palavras-chave:

Estudo de Aula; Formação inicial de professores; Educação Matemática.

Resumo

O Estudo de Aula é um processo formativo, colaborativo e reflexivo, centrado na prática letiva que tem, como foco, a aprendizagem dos estudantes. Os participantes (professores e/ ou futuros professores) realizam uma pequena investigação que envolve a definição do objetivo da aula, a realização de estudos sobre o assunto que será abordado; a elaboração do planejamento detalhado da aula; a condução por um dos participantes e análise pós-aula. A nossa pesquisa foi realizada com um futuro professor e uma futura professora de Matemática que participaram do Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado. Neste texto, temos o propósito de apresentar e analisar as percepções desses licenciandos sobre o processo formativo que vivenciaram. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual realizada ao final do estágio. Os relatos mostram que os futuros professores consideram que o Estudo de Aula enriqueceu a experiência do estágio em vários aspectos.

Biografia do Autor

Roselene Alves Amâncio, UFMG/Professora de Matemática do Centro Pedagógico

Professora de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente desenvolve a pesquisa "Conhecimentos para a docência e o estudo de aula no estágio supervisionado" sob a orientação da Prof. Drª Samira Zaidan.

Samira Zaidan, UFMG/Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação

Graduada em Matemática (1979), mestrado (1993) e o doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Professora titular da UFMG, aposentada, Professora Voluntária no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação no subsetor Educação Matemática, com plano de trabalho no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação Educação e Docência-Mestrado Profissional (Promestre), ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Professora residente IEAT-Instituto Estudos Avançados Transdisciplinares-UFMG (2017-2018). Estudos e pesquisas no âmbito da educação matemática nos seguintes subtemas: saberes docentes, prática pedagógica, formação docente.

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

ALVES AMÂNCIO, R.; ZAIDAN, S. O Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado: percepções de futuros professores de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 82, p. 44–65, 2023. DOI: 10.4322/gepem.2023.004. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/762. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos