Programa Ensino Integral

o papel das políticas educacionais nos territórios vulneráveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.631

Palavras-chave:

Educação Integral, Vulnerabilidade Social, Desigualdade

Resumo

O artigo objetiva analisar a relação entre a educação integral e a vulnerabilidade social nos territórios sob a perspectiva da equidade educacional no município de Guarulhos/SP. Para tanto, observa a distribuição quantitativa das escolas estaduais que aderiram ao Programa Ensino Integral, criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O estudo recorre à análise documental e bibliográfica sobre a política pública implementada e ao portal Dados Abertos que disponibiliza informações sobre as características gerais das escolas. Os resultados parciais demonstram que a política de educação integral não está sendo ofertada de forma justa entre as escolas de maior vulnerabilidade social, com um elevado número de unidades ficando a margem dessa ação do Estado.

Biografia do Autor

Emerson Soares Barbosa, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP), Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), onde obteve o título de Mestre em Educação. Atua como Professor de História na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP), onde atualmente ocupa a função de vice-diretor. É membro do Grupo de Pesquisa Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades da UNICID e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Brasil; Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Brasil

Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da  Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Atua como Professora Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa Mestrado Profissional em Formação de Gestores Públicos Educacionais. Atua também como Professora na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, e na Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. É membro do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS); é membro da Coordenação da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE); é líder do Grupo de Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades; é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo nº 2021/08719-0.

Vanda Mendes Ribeiro, Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS), Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche na Universidade de Genebra, com bolsa CNPq e Capes. Atua como Pesquisadora do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). É membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo nº 2018/11257-6.

Referências

AKKARI, Abdeljalil. A agenda internacional para educação 2030: Consenso “frágil” ou instrumento de mobilização dos atores da educação no século XXI? Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 17, n. 53, p. 937-958, 2017. DOI: 10.7213/1981-416X. 17.053. AO11. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8495. Acesso em: 29 out. 2022.

ALVES, José Matias. Equidade educativa: Desafios pedagógicos, profissionais e organizacionais. In: MACHADO, Joaquim; ALVES, José Matias (org.). Equidade e justiça em educação: Desafios da escola bem-sucedida com todos. Porto: Uc Editora, 2017, p. 65-78.

ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver, In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da educação integral no Brasil: Direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BARBOSA, Emerson Soares; CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo; RIBEIRO, Vanda Mendes. Equidade educacional em territórios vulneráveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, jun. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Portal da Legislação, Governo Federal. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 out. 2022.

BRASIL. Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Portal do FNDE, Governo Federal. 2007. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/legislacoes/institucional-leis/item/3339-lei-n%C2%BA-11494-de-20-de-junho-de-2007. Acesso em: 20 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. 2014. Disponível em: ne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 17 abr. 2022.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Portal da Legislação, Governo Federal, 1990. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-norma-pl.html. Acesso em: 20 out. 2022.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal da Legislação, Governo Federal. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 20 out. 2022.

CANOLETTO, Ivan; GUERRA, Tiago. Guarulhos: Olhares sobre o trabalho e cotidiano. São Paulo: AAPAH, 2022.

CARVALHO, José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: Um longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira?. Educação & Sociedade [online]. 2002 v. 23, n., pp. 247-270. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100013 Acesso em: 15. Jul. 2022.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Escola pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de estado? Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1205-1222, out.-dez., 2014.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade [online]. 2007, v. 28, n. 100, pp. 1015-1035. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300018>. Acesso em: 25 set. 2022.

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.

CRAHAY, Marcel. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade das oportunidades à igualdade dos conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

DUBET, François. Les dilemmes de La justice. In: Derouet, Jean-Louis; DERQUET-BESSON, Marie-Claude. Repenser La justice dans Le domaine de I`education ET de La formation. Lyon: Peter Lang, 2009, p. 29-46.

DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

DUBET, François.; DURU-BELLAT, Marie.; VÉRÉTOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: Organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, n. 29, p. 22-70, abr. 2012. https:// doi.org/10.1590/S1517-45222012000100003

ÉRNICA, Maurício; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 640-666, maio/ago. 2012.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Teorias de política pública. Revista @mbienteeducação, [S.I], fev. 2022. ISSN 1982- 8632. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1103 Acesso em: 5 out. 2022.

FRASER, Nancy. Reconhecimento sem ética? Lua Nova, São Paulo, 70, p. 101-138, 2007.

FRASER, Nancy. Sobre justiça: Lições de Platão, Rawls e Ishiguro. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, v. 15, p. 265-277, set./dez. 2014.

GIOLO, Jaime. Educação de tempo integral: Resgatando elementos históricos e conceituais para o debate. In: MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: Direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

GIROTTO, Eduardo Donizeti. Atlas da rede estadual de educação. Curitiba: Editora CRV, 2018.

KAZTMAN, Ruben. Notas sobre la medición de la vulnerabilidad social. Borrador para discusión. 5 Taller regional, la medición de la pobreza, métodos e aplicaciones. México: BID-BIRF-Cepal, 2000.

KOWARICK, Lúcio. Viver em risco: Sobre a vulnerabilidade socioeconômica e civil. São Paulo: Editora 34, 2009.

MARCUCCI, Fernanda. A educação nas grandes metrópoles: O ensino de língua portuguesa em São Miguel Paulista. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.

MATHEUS, Tiago Luis ; OLIVEIRA, Letícia Daidone. Saberes locais sobre formação de jovens em vulnerabilidade social na região de M’Boi Mirim e proximidades. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p. 185–209, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656341. Acesso em: 30 out. 2022.

MOLL, Jaqueline. et al. Caminhos da educação integral no Brasil: Direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

OLIVEIRA, Alana Paula de. Educação Integral X Escolas de tempo integral: explorando os espaços para a educação em valores. 2019. 222 p. Doutorado em Educação – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Presidente Prudente, 2019.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; SAMPAIO, Gabriela Thomazinho Clementino. Dimensões da desigualdade educacional no Brasil. RBPAE, Brasília, v. 31, n. 3, p. 511-530, set./dez. 2015.

PARENTE, Claudia da Mota. Políticas de educação integral em tempo integral no Estado de São Paulo: Modelos e experiências. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 11, n. 24, p. 1-20, dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/55513/34577. Acesso em: 10 fev. 2022.

PIRES, Roberto Rocha. Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: IPEA, 2019. 736 p.

RIBEIRO, L. C. Q. et al. Desafios urbanos à democratização do acesso às oportunidades educacionais nas metrópoles brasileiras. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 171-193, jan./mar. 2016. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157093

RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz; KOSLINSKI, Mariane. A cidade contra escola? O caso do município do Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v.4, n.8, 2009.

RIBEIRO, Vanda Mendes. Que princípio de justiça para a educação básica? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 1.094-1.109, out./dez. 2014.

SÃO PAULO (Estado). (2012). Diretrizes do Programa Ensino Integral. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

SÃO PAULO (Estado). (2022). Decreto 66.805/2022. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

SÃO PAULO (Estado). (2022). Decreto 66.806/2022. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

SÃO PAULO (Estado). (2022). Resolução nº 47/2022. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da; SILVA, Katherine Ninive Pinto. Educação Integral no Brasil de hoje. Curitiba: Editora CRV, 2012. 236 p.

TANGERINO-SILVA, Natália Tripoloni. Interdependência competitiva entre escolas e gestão escolar num território vulnerável. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

TORRES, Haroldo da Gama et al. Educação na periferia de São Paulo ou como pensar as desigualdades educacionais? In: RIBEIRO, Luís César Queiroz; KAZTMAN, Ruben. A cidade contra a escola? - Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital, p. 59-90, 2008.

VÓVIO, Cláudia Lemos; GUSMÃO, Joana Buarque de; RIBEIRO, Vanda Mendes (Orgs.). Desigualdades socioespaciais e educacionais: vínculos e estudos. Uberlândia (MG): Navegando, 2019.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Barbosa, E. S., Cruz, M. do C. M. T., & Ribeiro, V. M. (2022). Programa Ensino Integral: o papel das políticas educacionais nos territórios vulneráveis. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–631. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.631