Paulo Freire e educação popular no contexto de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.634

Palabras clave:

Paulo Freire, Educação Popular, Conscientização

Resumen

Diante do contexto de caos pandêmico e contradições políticas, o cenário brasileiro atual, nos impulsiona às questões humanas desenvolvidas por Paulo Freire, em sua prática educativa. Este artigo tem como objetivo central, a partir de investigações teóricas, descrever elementos do pensamento freireano aprofundados no contexto de pandemia do coronavírus. O desenho metodológico considerou: os elementos do pensamento freireano na educação e as experiências pedagógicas populares; cultura e educação popular no contexto de pandemia: pontos e contrapontos. Nos resultados alcançados, entendemos que o pensamento de Paulo Freire é extremamente relevante e se estabelece além da sua época, considerando as reflexões acerca da humanização, ética, consciência crítica, resistência e esperança, em diferentes contextos, num diálogo estreito com os movimentos sociais e a educação popular.

Biografía del autor/a

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professor Associado III no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD) do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc ).

Diogo Dias de Paula Muniz, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SEMERJ), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE/UFRRJ).

Citas

BICALHO, Ramofly. Aulas da disciplina: Educação Brasileira na Contemporaneidade. Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 1° Semestre de 2018.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Bicalho, R., & Muniz, D. D. de P. . (2022). Paulo Freire e educação popular no contexto de pandemia. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–634. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.634

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