Paulo Freire e educação popular no contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.634

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Popular, Conscientização

Resumo

Diante do contexto de caos pandêmico e contradições políticas, o cenário brasileiro atual, nos impulsiona às questões humanas desenvolvidas por Paulo Freire, em sua prática educativa. Este artigo tem como objetivo central, a partir de investigações teóricas, descrever elementos do pensamento freireano aprofundados no contexto de pandemia do coronavírus. O desenho metodológico considerou: os elementos do pensamento freireano na educação e as experiências pedagógicas populares; cultura e educação popular no contexto de pandemia: pontos e contrapontos. Nos resultados alcançados, entendemos que o pensamento de Paulo Freire é extremamente relevante e se estabelece além da sua época, considerando as reflexões acerca da humanização, ética, consciência crítica, resistência e esperança, em diferentes contextos, num diálogo estreito com os movimentos sociais e a educação popular.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professor Associado III no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD) do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc ).

Diogo Dias de Paula Muniz, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SEMERJ), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE/UFRRJ).

Referências

BICALHO, Ramofly. Aulas da disciplina: Educação Brasileira na Contemporaneidade. Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 1° Semestre de 2018.

BRANDÃO, Carlos. O que é método Paulo Freire. Ed. Brasiliense, São Paulo, 1981.

BRANDÃO, Carlos. In: Paulo Rosas (Org.) Paulo Freire: Educação e Transformação Social. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2002.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em 28 de Abril. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 28 de Abril. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença. O que é covid19. Brasília. DF. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em 28 de Abril. 2020.

FREINET, Celestin. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978.

FREIRE, Paulo. Conscientização e Alfabetização. Uma visão prática do Sistema Paulo Freire. Estudos Universitários. In: Revista de Cultura da Universidade do Recife, n. 4, abr-jun, 1963.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Ed. Paz e Terra, 36ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo, 2014a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24ª ed.; São Paulo, SP: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. Organização e participação Ana Maria de Araújo Freire. - 2ª ed.; São Paulo, SP: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57ª ed.; Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2014b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014c.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Ed. Cortez, 2018.

MANFREDI, Silvia M. Educação profissional no Brasil. Ed. Cortez, São Paulo, 2002.

MANFREDI, Silvia M. Política e Educação Popular. (Experiências de Alfabetização no Brasil com o Método Paulo Freire – 1960/1964) Ed. Cortez, São Paulo, 1981.

MACIEL, Jarbas. Estudos Universitários. In: Revista de Cultura da Universidade do Recife. n. 4, abr-jun, 1963.

MAKARENKO, Anton. Vida e Obra. A Pedagogia na Revolução. SP: Expressão Popular, 2002.

PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. SP: Expressão Popular, 2000.

RAMEH, Letícia. Método Paulo Freire: Uma contribuição para a história da educação brasileira. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22 de Setembro 2005. – Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

ROMANELLI, O. O. História da Educação do Brasil: (1930/1973). 36. Edição. Petrópolis: Vozes, 2010.

ROSAS, Paulo. A Filosofia Educacional de Paulo Freire. (Texto apresentado na inauguração do Centro de Desenvolvimento de Competências do CIEE). Recife, 2003.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDFPI, 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VITTORIO, Paolo. Narrando Paulo Freire: por uma pedagogia do diálogo. Tradução Marcia Wolf. – Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Bicalho, R., & Muniz, D. D. de P. . (2022). Paulo Freire e educação popular no contexto de pandemia. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–634. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.634