Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-06-14. Leia a versão mais recente.

Autoconfrontação e argumentação prática de professores/as supervisores/as do Pibid

Indícios de uma perspectiva freireana na Educação Física Escolar

Autores

Palavras-chave:

PIBID, Educação Física escolar, Formação de professores/as, complexidade, criticidade

Resumo

A argumentação prática tem o potencial de revelar premissas que os/as professores/as têm sobre valores, experiências, condições e contextos de trabalho docente. Contudo, ao confrontar essas premissas, contradições nas práticas pedagógicas podem ser evidenciadas. O objetivo desta investigação é analisar como dois professores/as-pesquisadores/as reelaboram seus próprios saberes docentes ao compartilharem a análise das práticas que têm sido realizadas nas escolas-campo vinculadas ao PIBID. Metodologicamente, a partir de procedimentos qualitativos de autoconfrontação, cotejamos as narrativas de dois/as supervisores/as do PIBID no subprojeto de educação física. Os resultados indicam o predomínio de saberes experienciais dos/as professores/as e aspectos dialógicos convergentes, que remetem à perspectiva freireana nas aulas de educação física. Identificamos que ao explicitar a argumentação prática dos/as professores/as, o processo de formação é compartilhado e fomenta novas reflexões.

Biografia do Autor

Luiz Sanches Neto , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP) – Instituto de Educação Física e Esportes.

Luciana Venâncio , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP) – Instituto de Educação Física e Esportes.

Lis Bastos Silvestre

Mestra em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de Educação Física na Rede Pública Municipal de Fortaleza. Professora-Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP) – Instituto de Educação Física e Esportes.

Felipe Néo dos Santos , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Mestrando em Educação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Professor de Educação Física na Rede Pública Municipal de Fortaleza. Professor-Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos Profa. Dra. Adriana Inês de Paula (AIP) – Instituto de Educação Física e Esportes

Publicado

2022-06-14

Versões