Submissões prorrogadas para o Dossiê “Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores”

2023-03-11

Em 2023, a Faculdade de Formação de Professores - FFP da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro completa cinquenta anos. A trajetória dessa instituição pública de ensino, localizada na periferia de uma região metropolitana - São Gonçalo - e dedicada exclusivamente a formação de professores em cursos de licenciatura, pos-graduação lato e stricto sensu - com um Doutorado em Educação, indissociavelmente articulando ensino, pesquisa e extrensão, merece ser comemorada. 

Formação em Movimento - a revista da ANFOPE, acolheu essa proposta, nesse número especial, anunciando que está aberta a propostas advindas dos profissionais da educação. 

As organizadoras do dossiê, professoras da FFP/UERJ, propõem, a partir das experiências exitosas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas de forma coletiva ao longo de décadas na instituição, de muitas formas e forças, afirmam que a FFP apresenta elementos de longo alcance que, para nossa contemporaneidade, são motivo de necessária problematização/reproblematização. A proposta é de diálogo com as múltiplas possibilidades de atualização, formação, extensão, indagação, provocação, celebração dos 50 anos da FFP/UERJ e de outras instituições formadoras, que se encontram também nas periferias e interiores  do país. 

 O dossiê se propõe a receber artigos e ensaios que tenham como tema e/ou relatem experiências formativas na FFP/UERJ, estudos e pesquisas desenvolvidos nas diferentes licenciaturas, sua articulação com a pesquisa e a extensão, compartilhando os desafios de formar professores nas periferias urbanas em contextos marcados pelas desigualdades sociais e pela negação de direitos.

O dossiê está aberto a receber trabalhos que compartilhem estudos, narrativas e experiências formativas de outras faculdades e centros de formação de professores de diferentes estados e regiões do país, em especial das localizadas em campi fora da sede, contribuindo com reflexões sobre os desafios postos para a garantia de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada.

Para tanto, o dossiê será publicado na Revista Formação em Movimento, da ANFOPE. Os textos deverão ser enviados até 15 de JULHO de 2023 na página da revista: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov .

A proposta é de que o dossiê integre o número 13 de Formação em Movimento.

A publicação está prevista para o segundo semestre de 2023 - provavelmente me outubro/novembro. Os artigos devem seguir as normas estão disponíveis no site da Revista:   https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions 

PRAZO PARA a SUBMISSÂO: 1 de JULHO de 2023