Pedagogia Social e Educação Social na América Latina: Encontros entre Formações e Práticas Socioeducativas Possíveis no Século XXI

2025-01-27

A ANFOPE e a revista Formação em Movimento abrem chamada para submissão de trabalhos para o dossiê:

Pedagogia Social e Educação Social na América Latina: Encontros entre as Formações e as Práticas Socioeducativas possíveis no Século XXI.

Organização:

Prof. Dr. Arthur Vianna Ferreira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil

Prof. Dr. Marcelo Morales Pignatta – Universidad de la República de Uruguay (Udelar – Uruguay)

Prof. Me. Diego Díaz Puppato – Universidad Nacional de Cuyo (UNCu – Argentina

As submissões estarão abertas de 01 de março a 01 de julho de 2025.

Previsão de publicação: Fevereiro de 2026.

Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br

A Pedagogia Social, como campo do saber específico sobre a reflexão dos ambientes não escolares (não formais e informais), é uma realidade concreta nas sociedades contemporâneas do século XXI. As instituições sociais são produtoras de práticas educativas relevantes e fundamentais para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos sujeitos. Em especial, quando pensamos a educação no e para o social como produtora de processos de emancipação, de libertação, de reparações sócio-históricas e econômicas, de promoção de direitos humanos e de outras demandas, muitas vezes invisibilizadas pelas estruturas formais de ensino.

No contexto latino-americano, muitos educadores sociais, pesquisadores e professores organizam seus trabalhos a partir de práticas educativas que transitam pelos espaços não escolares. Estas práticas promovem intervenções significativas nas comunidades latino-americanas, atravessadas por questões políticas, sociais e econômicas que revelam situações de vulnerabilidade e desigualdade social.

Assim sendo, este dossiê temático, com uma característica latino-americana, busca compilar as reflexões desses sujeitos educacionais que atuam no campo não escolar, contribuindo para uma reflexão sobre a Pedagogia Social e a Educação Social mais próxima da realidade do nosso continente americano. Espera-se que a contribuição destes artigos oriundos de pesquisas de pós-graduação, lato e stricto sensu, de relatos de experiências e de resenhas de livros do campo da Pedagogia Social auxiliem na construção de um mapeamento das práticas de educação social já existentes no Brasil e nos países latino-americanos.

Os objetivos deste dossiê são compreender:

(1) as epistemologias empregadas nas pesquisas em Pedagogia Social e Educação Social latino-americanas;

(2) as didáticas empregadas nos cotidianos socioeducativos;

(3) as formações iniciais e continuadas dos educadores sociais para as suas intervenções socioeducativas; e,

(4) a promoção de valores, de saberes e de práticas das comunidades locais, assim como, as relações interpessoais entre os educadores sociais e os seus ‘saberes-fazer’ na educação social nos diversos contextos sociais dos países latino-americanos