Dossiê: "Pedagogia Social e Educação Social na América Latina: Encontros entre as Formações e as Práticas Possíveis no Século XXI"
A ANFOPE e a revista Formação em Movimento abrem chamada para submissão de trabalhos para o dossiê:
Pedagogia Social e Educação Social na América Latina: Encontros entre as Formações e as Práticas Possíveis no Século XXI.
Organização:
Prof. Dr. Arthur Vianna Ferreira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil
Prof. Dr. Marcelo Morales Pignatta – Universidad de la República de Uruguay (Udelar) – Uruguay)
Prof. Me. Diego Díaz Puppato – Universidad Nacional de Cuyo (UNCu) – Argentina
As submissões estarão abertas de 01 de março a 01 de julho de 2025.
Previsão de publicação: Fevereiro de 2026.
Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br
A Pedagogia Social como disciplina propõe uma visão reflexiva das práticas educativas, em todos os âmbitos e modos em que se desenvolvem. Historicamente, tem enfatizado aqueles territórios da educação mais desatendidos pela reflexão pedagógica, dedicada principalmente à produção de conhecimento sobre a educação formal. Assim, a Pedagogia Social se dedica à reflexão sistemática sobre a educação que se desenvolve em organizações sociais, contextos comunitários, no âmbito de políticas sociais que integram componentes educativos, mas também nas políticas especificamente educativas e na educação formal. Nós reivindicamos uma pedagogia social que se preocupa com os efeitos das práticas educativas, a partir de um horizonte ético que busca que a educação seja em e para o social, produtora de processos de emancipação, de ressignificação da memória histórica, de promoção dos direitos humanos, imprescindíveis para avançar em direção a uma sociedade justa e feliz.
No contexto latino-americano, muitos educadores sociais, pesquisadores e professores organizam seus trabalhos a partir de práticas educativas que transitam por diferentes espaços educativos. Essas práticas promovem intervenções significativas nas comunidades latino-americanas, atravessadas por questões políticas, sociais e econômicas que revelam situações de vulnerabilidade e desigualdade social.
Assim, este dossiê temático, com uma característica latino-americana, busca compilar as reflexões desses sujeitos educativos que atuam no campo educativo a partir da perspectiva da pedagogia social, contribuindo para uma reflexão mais próxima da realidade do nosso continente americano. Espera-se que a contribuição desses artigos provenientes de pesquisas, relatos de experiências, ensaios, trabalhos teóricos e resenhas de livros do campo da Pedagogia Social, ajudem na construção de um mapeamento das práticas de educação social já existentes no Brasil e nos países latino-americanos.
Os objetivos deste dossiê são compreender:
(1) as epistemologias empregadas nas pesquisas em Pedagogia Social e Educação Social latino-americanas; (2) as estratégias e práticas empregadas nos cotidianos da educação social;
(3) as formações iniciais e continuadas dos educadores sociais para suas intervenções; e,
(4) a promoção de valores, saberes e práticas das comunidades locais, bem como as relações interpessoais entre os educadores sociais e seus 'saberes-fazer' na educação social nos diversos contextos sociais dos países latino-americanos.
Todos os textos deverão ser enviados exclusivamente pela Plataforma da Revista Formação em Movimento – ANFOPE.
As regras para a submissão estão no site: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions
En el contexto latinoamericano, muchos educadores sociales, investigadores y profesores organizan sus trabajos a partir de prácticas educativas que transitan por diferentes espacios educativos. Estas prácticas promueven intervenciones significativas en las comunidades latinoamericanas, atravesadas por cuestiones políticas, sociales y económicas que revelan situaciones de vulnerabilidad y desigualdad social.
Así, este dossier temático, con una característica latinoamericana, busca compilar las reflexiones de estos sujetos educativos que actúan en el campo educativo des la perspectiva de la pedagogía social, contribuyendo a una reflexión más cercana a la realidad de nuestro continente americano. Se espera que la contribución de estos artículos provenientes de investigaciones, relatos de experiencias, ensayos, trabajos teóricos y reseñas de libros del campo de la Pedagogía Social, ayuden en la construcción de un mapeo de las prácticas de educación social ya existentes en Brasil y en los países latinoamericanos. Los objetivos de este dossier son comprender:
(1) las epistemologías empleadas en las investigaciones en Pedagogía Social y Educación Social latinoamericanas;
(2) las estrategias y practicas empleadas en los cotidianos de la educación social;
(3) las formaciones iniciales y continuas de los educadores sociales para sus intervenciones ; y,
(4) la promoción de valores, saberes y prácticas de las comunidades locales, así como las relaciones interpersonales entre los educadores sociales y sus 'saberes-hacer' en la educación social en los diversos contextos sociales de los países latinoamericanos.
Todos los textos deberán ser enviados exclusivamente a través de la Plataforma de la Revista Formação em Movimento – ANFOPE: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions
Las reglas para el envío de los textos están en el enlace:
https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions