Dossiê “Formação e Desenvolvimento Profissional docente na Educação Infantil: questões emergentes”: submissões abertas
2025-01-27
O dossiê “Formação e Desenvolvimento Profissional docente na Educação Infantil: questões emergentes” tem como organizadoras as professoras Priscilla Ximenes (UFG) e Valdete Côco (UFES)
As submissões estarão abertas de 01 de fevereiro a 14 de abril de 2025.
Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br
Serão acolhidos, neste Dossiê, trabalhos (artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e relatos de experiências) ancorados em concepções de formação em perspectiva emancipatória, com abordagens críticas, no sentido da superação a lógicas pragmáticas, tecnocratas e de mercantilização da formação e da Educação Infantil.
O dossiê contempla questões sobre:
- Historicidade, avanços, retrocessos, desafios e perspectivas da docência na Educação Infantil;
- Ensino, pesquisa, extensão e programas de formação (PIBID, PARFOR e outros) vinculados à formação e ao desenvolvimento profissional para o campo da Educação Infantil;
- Formação inicial e continuada de profissionais para a Educação Infantil;
- Formação e desenvolvimento profissional docente na Educação Infantil no novo PNE 2024-2034;
- Bases legais e regulamentação da formação inicial nos cursos de licenciaturas (em especial, no curso de Pedagogia) para atuação na Educação Infantil: debates, confrontos e proposições;
- Organismos internacionais, organizações não governamentais, fundações, associações, movimentos sociais, sindicatos e outros atores sociais e as incidências nas políticas nacionais e subnacionais de formação e desenvolvimento profissional na Educação Infantil;
- Indicações do campo de trabalho: estruturação das dinâmicas de execução do trabalho docente, normativas e orientações sobre cargos e funções (Planos de carreira, cargos e vencimentos), organização dos quadros funcionais e profissionais requeridos na Educação Infantil (professores/as, auxiliares, estagiários, bidocência e outros);
- Formação, reconhecimento, valorização, condições de trabalho, organização, protagonismos, interlocuções e manifestações dos profissionais na Educação Infantil;
- DCNEI, BNCC, PNAE, políticas curriculares, programas, projetos e iniciativas situadas na Educação Infantil (com impactos na formação e no desenvolvimento profissional);
- Educação Infantil e docência: indicadores educacionais, financiamento, conveniamentos, parcerias, concepções, trabalho educativo, autonomia, planejamento, acompanhamento, avaliação, parâmetros, gestão, inovações, resistências, diversidade, instituições, sujeitos, práticas e outros temas (em conexão com a formação e o desenvolvimento profissional docente).