Dossiê “Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES: concepções, experiências, narrativas e resistências”
Os projetos pedagógicos de formação de professores têm sido alvo de debates, pesquisas, alterações legislativas e disputas de concepções, dentro e fora do contexto das instituições de ensino superior. Entretanto, há poucas produções que visam compreender, com especificidade, como as IES respondem e elaboram à tarefa de formar essa categoria de profissionais: os professores da educação básica. A proposta deste dossiê temático é abordar como foram e têm sido articulados na sua constituição conceitual-teórica-metodológica os diferentes projetos institucionais de formação de professores.
Aguardamos submissões de artigos e ensaios que compartilhem estudos e pesquisas, narrativas, experiências e vivências formativas nos múltiplos aspectos da constituição dos projetos pedagógicos, abordando, especialmente, questões como:
- as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a formação continuada - Resolução CNE/CP n. 02/2015,
- concepções de formação de professores,
- projeto político pedagógico de curso de Licenciatura,
- epistemologia da/na formação de professores,
- modelos de formação,
- construção e articulação de projetos institucionais de formação de professores.
Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br
PRAZO: ÚLTIMA PRORROGAÇÂO: 10 de ABRIL de 2023