“Faculdades, Centros e Institutos de Educação como espaço político-pedagógico de formação de professores”

2023-12-18

As submissões estarão abertas de 20 de janeiro a 20 de março de 2024.

Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo portal https://periodicos.ufrrj.br

O dossiê tem como objetivo reunir artigos que se proponham a aprofundar o tema, a partir de diferentes aspectos:

  • Protagonismo das Faculdades, Centros e Institutos de Educação na formação de professores e profissionais da educação;
  • História e memória das Faculdades, Centros e Institutos de Educação no Brasil;
  • Interlocuções entre Faculdades, Centros e Institutos de Educação e demais unidades acadêmicas que ofertam cursos de licenciaturas;
  • Ensino, Pesquisa e Extensão nas Faculdades, Centros e Institutos de Educação;
  • Disciplinas pedagógicas, Estágio e a contribuição para a formação de professores e profissionais da educação;
  • Desafios para as “Faculdades, Centros e Institutos de Educação como espaço político-pedagógico de formação de professores e profissionais da educação” no período pós-pandemia (evasão, retenção, adoecimento docente, discente, dentre outros aspectos)
  • Estado do conhecimento sobre o papel das Faculdades, Centros e Institutos de Educação na formação docente;
  • Formação de professores formadores no âmbito das Faculdades, Centros e Institutos de Educação;
  • ForumDir – história e protagonismo na formação de professores;
  • O papel das Faculdades, Centros e Institutos de Educação como resistência às políticas neoliberais de formação de professores.
  • O curso de Pedagogia e seus desafios

Nessa perspectiva, serão acolhidos nesse Dossiê, trabalhos resultantes de pesquisa teórica, de campo e sistematização de experiências, que contribuam para ressaltar a preponderância das Faculdades, Centros e Institutos de Educação, no sentido de reafirmar a natureza democrática e plural desses espaços de formação de professores e de profissionais da educação.