Precariado
experiências, realidades e perspectivas de ex-empregados de call centers em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.640Palavras-chave:
Trabalho Precário, Central de Atendimento, Ex-Empregado, Pernambuco, BrasilResumo
a investigação buscou jovens egressos de empresas de call center no estado de Pernambuco, Brasil, de forma aleatória e os entrevistou para identificar a realidade passada nas empresas onde trabalharam e a situação atual dos pesquisados. Através de questionários e entrevistas semiestruturadas entramos nesse contexto que mescla precarização, assédio moral e sexual, ciclo curto de trabalho e adesão não ativa à teoria do capital humano. Em uma região que tradicionalmente oferta baixos salários, a realidade das empresas de call center não foge a essa realidade e ainda assim se coloca como alternativa concreta para uma multidão de jovens em busca de um emprego “limpo”, com carga horaria relativamente baixa e que, por sua invisibilidade com o cliente, possibilita uma absorção maior de segmentos raciais e de gênero historicamente apartados.
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