Subsunção formal do trabalho ao capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-456

Palavras-chave:

Trabalho, Manufatura, Produção capitalista, Subsunção Formal

Resumo

Este texto trata da relação social que o capital estabelece no interior do espaço produtivo a partir da organização e do controle que o capitalista exerce sobre o trabalho na manufatura e o nascimento da subsunção formal do trabalho ao capital. Nosso objetivo é refletir sob as bases de subsunção do trabalho ao capital e a natureza do trabalho no capitalismo socialmente estabelecido. Nesse processo se estabelece a produção da mais-valia, constituindo-se em um novo modo de produção, o capitalista. Para esse fim, a investigação far-se-á sobre o estudo da literatura marxista e das obras de Marx, que tratam do trabalho e da organização do espaço de produção sob o mando capitalista, cuja relação o capitalismo escreveu sua história com letras indeléveis da destruição do trabalho sob o modo de produção medieval e construiu nova relação de trabalho, com centralidade no trabalho assalariado e a transformação do trabalhador em mercadoria, sob o qual ele vende a força de trabalho ao capital.

Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como Professor do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Diversidade do Campo (UNESPAR).

Referências

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: degradação do trabalho no século XX. 3a. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1981.

CONTE, Giuliano. Da crise do feudalismo ao nascimento do capitalismo. 2ª Ed. Lisboa: Editorial Presença, 1984.

FONTES, Virginia. Manifesto Comunista e o pensamento histórico. Artigo publicado em coletânea organizada por Daniel Aarão Reis Fº, Rio, Editora Contraponto, 1997. In: http://resistir.info. Acesso em 14/12/2007.

GALVÁN, Cesare Giuseppe. Subsunção Real e história da tecnologia. In. Revista Ensaio n° 15/16. São Paulo: Ed. Ensaio, 1986.

LOMBARDI, José Claudinei. Educação e Ensino na obra de Marx e Engels. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

LUKÁCS, Gyorgy. O Trabalho. In. A Ontologia do Ser Social. Tradução: Prof. Ivo Tonet (UFAL), a partir do texto Il Lavoro, primeiro capítulo do segundo tomo de Per uma Ontologia dell’Essere Sociale. Roma: Editori Riuniti, 1981.

MARX, Karl. Capítulo VI: Inédito de O Capital. Trad. Klaus Von Puchen. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MARX, Karl. Formações Econômicas Pré-Capitalistas. 6ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

MARX, Karl. Grundrisse. Los fundamentos de la critica de la economía política. Madrid, Espanha: Ed. Talleres Graficos Montora, 1989.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. Vol. 1. São Paulo: Nova cultural, 1985.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. In Obras Escolhidas. Lisboa, Portugal. Editora Avante, tomo I, 1982.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In Obras Escolhidas, Tomo 1. Lisboa – Portugal: Editora Avante, 1982.

MÉSZARÓS, István, Marx, nosso contemporâneo, e o seu conceito de globalização. In http://resistir.info/ . Acessado em 12/08/2007.

TUMOLO, Paulo Sergio. Da subsunção formal do trabalho à subsunção real da vida social ao capital: apontamentos de interpretação do capitalismo contemporâneo. In http://www.ced.ufsc.br/gtteanped/Artigo2000Anped.doc, acesso em 20/12/2007.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Consciência e Realidade Nacional: a consciência ingênua. Rio de Janeiro: MEC/ISEB, 1960.

WALLERSTEIN, Immanuel. O capitalismo histórico. Col. Primeiros Vôos. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Downloads

Publicado

20-10-2022

Como Citar

Amboni, V. (2022). Subsunção formal do trabalho ao capital. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, 7(12), e–456. https://doi.org/10.29404/rtps-v7i12.e-456