Lesson Study como Meio para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática - Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin

Autores

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo
  • Julia Schaetzle Wrobel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Yuriko Yamamoto Baldin Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.020

Palavras-chave:

Pesquisa de aula, Formação de professores, Matemática

Resumo

Lesson Study é um método japonês usado no planejamento, na execução e na avaliação de uma lição em um ambiente colaborativo e reflexivo que tem se mostrado bastante promissor em contexto brasileiro. Para conhecermos um pouco do Lesson Study, esclarecermos conceitos e divulgarmos novas tendências no ensino da Matemática, apresentando uma entrevista com a Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin, da Universidade Federal de São Carlos - SP (UFSCar). Baldin possui experiência de Lesson Study no Japão, incluindo um período como professora visitante na Universidade de Tsukuba, e é pioneira na pesquisa sobre a introdução desse método em aulas de Matemática no Brasil.

Referências

BALDIN, Y. Y. El proceso de introducción de Estudio de Clases en Brasil. In: ISODA, Masami; ARCAVI, Abraham; LORCA, Arturo Mena (Ed.). El Estudio de Clases Japonés en Matematicas: Su importancia para el mejoramiento de los aprendizajes en el escenario global. 3. ed. Valparaíso: Ediciones Universitarias de Valparaíso, 2012. p. 306-315.

BECKER, J. P.; SHIMADA, S. (EDS) The Open-Ended Approach, A New Proposal for Teaching Mathematics, NCTM, USA, 1997.

ELIPANE, L. E. Integrating the essential elements of lesson study in pre-service mathematics teacher education, IND skriftserie no. 27, Copenhagen: Department of Science Education, 2012.

EVEN, R.; BALL, D. L. (Eds) The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, The 15th ICMI Study, New ICMI Study Series, Springer, N.Y. 2009.

FERNANDEZ, C.; YOSHIDA, M. Lesson Study, A Japanese Approach to Improving Mathematics Teaching and Learning, Lawrence Erlbaum Ass. Pub., New Jersey, 2004.

GAIGHER, V. R. Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, 2017.

GAIGHER, V. R.; SOUZA, M. A. V. F.; WROBEL, J. S. Planejamentos Colaborativos e Reflexivos de Aulas Baseadas em Resolução de Problemas Verbais de Matemática. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 37, p. 35-50, 2017.

INPRASITHA, M.; ISODA, M.; WANG-IVERSON, P.; YEAP, B. H. (EDS) Lesson Study, Challenges in Mathematics Education, Series on Mathematics Education, Vol.3, World Scientific, Singapore, 2015.

ISODA, M.; STEPHENS, M.; OHARA, Y.; MIYAKAWA, T. (EDS) Japanese Lesson Study in Mathematics, Its Impact, Diversity and Potential for Educational Improvement, World Scientific, Singapore, 2007a. (Tradução para Inglês do original em Japonês: SHIMIZU, S., ISODA, M., OKUBO, K., BABA, T. Zu de miru Nihonno Sansu Sugaku Jugyou Kenkyu, Meijo Tosho, 2005.)

ISODA, M.; ARCAVI, A.; MENA LORCA, A. (EDS) El Estudio de Clases Japonés en Matemáticas, Su importáncia para el mejoramiento de los aprendizajes en el escenario global, Tercera edición, Ediciones Universitarias Valparaiso, Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso, Chile, 2007b.

ISODA, M.; OLFOS, R. El enfoque de Resolución de Problemas en la enseñanza de la matemática a partir del Estudio de Clases, Ediciones Universitarias Valparaiso, Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso, Chile, 2009.

ISODA, M. Lesson Study: Japanese Problem Solving Approaches. Trabalho apresentado à Conference on Reaplicating Exemplary Practices in Mathematics Education, Koh Samui, 2010.

ISODA, M.; KATAGIRI, S. Pensamiento Matemático, Cómo desarrollarlo en la sala de clase, Segunda Edición, Centro de Investigación Avanzada en Educación, Universidad de Chile, 2016. (Tradução para Espanhol da versão em Inglês: Mahematical Thinking, How to Develop it in the Classroom, Monographs on Lesson Study for Teaching Mathematics and Sciences, Vol. 1, World Scientific, Singapore, 2012.)

OCDE. PISA 2015. Disponível em https://www.oecd.org/PISA/. Acessado em 22/08/2017.

SOUZA, M. A. V. F.; WROBEL, J. S.; GAIGHER, V. R. Quality Assessment of Instruction in Mathematics Problem Solving Classes: an evaluative instrument. Ifes Ciência, v. 3, p. 143-172, 2017.

STIGLER, J.; HIBERT, J. The Teaching Gap: Best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom, Simon & Schuster, N.Y., 1999.

UNESCO. Os desafios do ensino de matemática na educação básica, Brasília: UNESCO, São Carlos: EdUFSCar, 2016 (Tradução para Português do original da UNESCO: Les défis de l’enseignement des mathématiques dans l’éducation de base, 2011.)

WROBEL, J. S.; SOUZA, M. A. V. F. Impacts of Planning on the quality of a Lesson based on mathematical problem solving. In: Proceedings of PME 41, v.1, Singapore, 2017.

Downloads

Publicado

01-06-2018

Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, M. A. V. .; WROBEL, J. S. .; YAMAMOTO BALDIN, Y. . Lesson Study como Meio para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática - Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 115–130, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.020. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/163. Acesso em: 21 out. 2024.

Edição

Seção

Entrevista