Lesson Study como Meio para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática - Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin

Autores

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo
  • Julia Schaetzle Wrobel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Yuriko Yamamoto Baldin Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4322/gepem.2018.020

Palavras-chave:

Pesquisa de aula, Formação de professores, Matemática

Resumo

Lesson Study é um método japonês usado no planejamento, na execução e na avaliação de uma lição em um ambiente colaborativo e reflexivo que tem se mostrado bastante promissor em contexto brasileiro. Para conhecermos um pouco do Lesson Study, esclarecermos conceitos e divulgarmos novas tendências no ensino da Matemática, apresentando uma entrevista com a Profa. Dra. Yuriko Yamamoto Baldin, da Universidade Federal de São Carlos - SP (UFSCar). Baldin possui experiência de Lesson Study no Japão, incluindo um período como professora visitante na Universidade de Tsukuba, e é pioneira na pesquisa sobre a introdução desse método em aulas de Matemática no Brasil.

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

FERREIRA DE SOUZA, M. A. V. .; WROBEL, J. S. .; YAMAMOTO BALDIN, Y. . Lesson Study como Meio para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática - Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 73, p. 115–130, 2018. DOI: 10.4322/gepem.2018.020. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/163. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevista