O CURSO DE PEDAGOGIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG

natureza epsitemológica

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso de Pedagogia., Faculdade de Educação

Resumo

O presente  trabalho apresenta a natureza epistemológica do curso de Pedagogia da FE da UFG. Assim, objetiva argumentar acerca de pressupostos que fundamentam epistemologicamente o curso, bem como sua base formativa, promovendo uma formação voltada para a docência e com compromisso social, ético, político, cultural e educativo na sua formação e na sua prática pedagógica. Foram abordadas diferentes concepções de formação, e, ainda, o documento que sedimenta a formação de professores da UFG, construído à luz da Res. CNE/CP n. 02/2015, a qual orienta os currículos apresentados. Conclui-se que as diferentes concepções e diretrizes para a formação tiveram impactos no currículo do curso, além de apresentar possibilidades de luta propositiva em defesa da formação e desenvolvimento profissional docente.

Biografia do Autor

Fabiane Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação pela PUCPR. Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Membra da ANFOPE, ANPAE, coordenadora do Comitê Goiás da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Compõe os grupos de pesquisa: RedeCentro (Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste/Brasil), Didaktiké - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas UFG (DGP-CNPq), NepheGO - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação em Goiás UFG (DGP-CNPq). 

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pedagoga pela UFG. Mestre em Educação pela UFG/RC. Doutora em Educação pela UFU. Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora estadual da ANFOPE/GO. Líder da RedeCentro (Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste/Brasil) e Nepie - Núcleo de Estudo e Pesquisa Infância Educação; membra do GT8 da ANPED;  Membra suplente do Fórum Estadual de Educação de Goiás.

José Firmino Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Graduado em Pedagogia e licenciado em Ciências Biológicas. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG. Vice-coordenador do grupo de pesquisa Educação no Cerrado e Cidadania - UFG/Câmpus Goiás. Membro das seguintes associações: ANFOPE, ANPAE, ANPED, SBenBio e Abrapec.

 

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação