FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
A experiência de um percurso formativo na contramão das pedagogias do Aprender a aprender
Palavras-chave:
Educação, Movimentos sociais, Pedagogias críticas, Formação docenteResumo
Este artigo discute a relação educação-movimentos sociais na perspectiva de uma formação docente inicial que rejeita o pragmatismo da pedagogia das competências, predominante nas diretrizes para formação de professores alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral é analisar de forma crítica as ementas, objetivos e referências bibliográficas de disciplinas da Licenciatura em Pedagogia de uma IES, cruzando referências com um projeto de extensão da própria instituição, favorecendo a formação de docentes críticos, conscientes do papel que a educação tem na intervenção para a transformação social. Para tal o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em torno das concepções de Gohn (2011), Arroyo (2003), Spósito; Bringel (2020), e documental, no caso da Resolução CNE/CP nº 2/2019. Pela análise qualitativa sobre a articulação entre as disciplinas selecionadas e ação extensionista concluiu-se que a formação docente supera os entraves impostos pelo neotecnicismo.