FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

A experiência de um percurso formativo na contramão das pedagogias do Aprender a aprender

Autores

Palavras-chave:

Educação, Movimentos sociais, Pedagogias críticas, Formação docente

Resumo

Este artigo discute a relação educação-movimentos sociais na perspectiva de uma formação docente inicial que rejeita o pragmatismo da pedagogia das competências, predominante nas diretrizes para formação de professores alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral é analisar de forma crítica as ementas, objetivos e referências bibliográficas de disciplinas da Licenciatura em Pedagogia de uma IES, cruzando referências com um projeto de extensão da própria instituição, favorecendo a formação de docentes críticos, conscientes do papel que a educação tem na intervenção para a transformação social. Para tal o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em torno das concepções de Gohn (2011), Arroyo (2003), Spósito; Bringel (2020), e documental, no caso da Resolução CNE/CP nº 2/2019. Pela análise qualitativa sobre a articulação entre as disciplinas selecionadas e ação extensionista concluiu-se que a formação docente supera os entraves impostos pelo neotecnicismo.

Biografia do Autor

José Carlos Lima de Souza, UERJ/Faculdade de Educação

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ - campus Maracanã - Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada. Coordena as Licenciaturas da Faculdade de Educação da UERJ. Doutor em História. Membro da Direção Colegiada do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Fórum EJA RJ). Coordenador do Fórum Municipal de Educação (FMERJ). Conselheiro Municipal de Educação (CME/RJ) no qual exerce a presidência da Câmara de Políticas Públicas aplicadas às Políticas Sociais

Milena Lopes da Costa , UERJ/Faculdade de Educação

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atualmente é bolsista da equipe de coordenação pedagógica.  Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), pesquisando sobre os processos de alfabetização e letramento de estudantes com deficiência assistidos pela Sala de Recursos em uma escola pública localizada na Baixada Fluminense.

Publicado

2024-08-22

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação