O SONHO-RESISTÊNCIA

O movimento coletivo da UFU na Formação de Professores

Autores

Palavras-chave:

Modelo anacrônico, Fórum de Licenciaturas, Ensino Superior, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de resistência realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) por meio dos espaços institucionais (Fórum de Licenciatura/Comissões/Conselho de Graduação). Apesar de reconhecermos que a luta é histórica, temos como marco principal a disputa político-acadêmica em torno das Resoluções CNE/CP 02/2015 e a 02/2019. Este embate fez surgir, no âmbito da UFU uma discussão sobre a formação de professores/as e a reafirmação do Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação, no escopo do Fórum de Licenciaturas. Os resultados apontam na direção da luta constante, do trabalho coletivo, do diálogo permanente com os espaços produtores de conhecimento científico e do enfrentamento ao modelo anacrônico de formação de professores/as.

Biografia do Autor

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced-UFU. Doutora em Educação (PUC/SP, 2007), Mestre em Educação (UFU, 2000), Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (UFU, 1997) e Graduada em Pedagogia (UFU,1993). Vice-presidente da Anfope Sudeste (Gestão 2023-2025). Coordenadora do GT08, da Anped-CO (Gestão 2022-2023). Coordenadora do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF-UFU). Coordenação colegiada do Fórum Mineiro em Defesa da Formação de Professoras e Professores. Coordenação executiva do Movimento Nacional em Defesa da Formação de Professoras/es - Monape.

 

Marina Ferreira de Souza Antunes , Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Possui Doutorado em Educação (UFJF, 2015), Mestrado em Educação (UFU, 2005) e graduação em Educação Física (UFU,1991). Membro do Laboratório de Estudos sobre Escola, Currículo e Educação Física (LECEF/FAEFI/UFU) e do NUTESES/UFU. Foi Presidenta do Conselho Municipal de Educação (Gestão 2017-2019) e Diretora Administrativa do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/DN - 2021-2023).

Sergio Inácio Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia, possui Doutorado (2014) e Mestrado em Educação (2004), Especialização em Metodologia da Educação e Reeducação Psicomotora (1997), Especialização em Ética e Filosofia Política (1999), e graduação em Educação Física (1994), títulos obtidos pela Universidade Federal de Uberlândia. É coordenador do curso de graduação em Educação Física da UFU.

Publicado

2024-09-30

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação