O SONHO-RESISTÊNCIA
O movimento coletivo da UFU na Formação de Professores
Palavras-chave:
Modelo anacrônico, Fórum de Licenciaturas, Ensino Superior, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de resistência realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) por meio dos espaços institucionais (Fórum de Licenciatura/Comissões/Conselho de Graduação). Apesar de reconhecermos que a luta é histórica, temos como marco principal a disputa político-acadêmica em torno das Resoluções CNE/CP 02/2015 e a 02/2019. Este embate fez surgir, no âmbito da UFU uma discussão sobre a formação de professores/as e a reafirmação do Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação, no escopo do Fórum de Licenciaturas. Os resultados apontam na direção da luta constante, do trabalho coletivo, do diálogo permanente com os espaços produtores de conhecimento científico e do enfrentamento ao modelo anacrônico de formação de professores/as.