FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

e os valores da Militância Social Ativa

Autores

Palavras-chave:

Formação;, Docência;, Educação do Campo;, Miltância Social Ativa

Resumo

O artigo indaga quais as contribuições dos valores da militância social ativa para a formação da docência em Educação do Campo, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB? Objetiva-se discutir os fundamentos teórico-metodológicos do componente curricular “Educação do Campo”, no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), visando o debate acerca da formação inicial docente, a partir dos valores da Militância Social Ativa. Ancora-se epistemologicamente ao Materialismo Histórico Dialético, apoiando-se na pesquisa/participante/ação. Utiliza-se da revisão de literatura e pesquisa documental e o exame das informações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNEB (2023-2027); no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (2012) e planos de aula do componente curricular “Educação do Campo” (2017). Os resultados apontam os valores da militância social, com as lutas sociais camponesas que podem contribuir com uma perspectiva crítico emancipadora da formação docente e da docência.

Biografia do Autor

Maria Jucilene Ferreira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

É professora titular da UNEB. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo: Trabalho, Contra-Hegemonia e Emancipação Humana (Uneb). Participa da coordenação colegiada do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire, da UNEB.

Mônica Castagna Molina, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP (2013). Professora Associada da Universidade de Brasília
(UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação (UnB/CNPq). Coordena atualmente o “Eixo 7”, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo,  vinculada à Rede Universitas.

Publicado

2024-09-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios