FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
e os valores da Militância Social Ativa
Palavras-chave:
Formação;, Docência;, Educação do Campo;, Miltância Social AtivaResumo
O artigo indaga quais as contribuições dos valores da militância social ativa para a formação da docência em Educação do Campo, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB? Objetiva-se discutir os fundamentos teórico-metodológicos do componente curricular “Educação do Campo”, no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), visando o debate acerca da formação inicial docente, a partir dos valores da Militância Social Ativa. Ancora-se epistemologicamente ao Materialismo Histórico Dialético, apoiando-se na pesquisa/participante/ação. Utiliza-se da revisão de literatura e pesquisa documental e o exame das informações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNEB (2023-2027); no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (2012) e planos de aula do componente curricular “Educação do Campo” (2017). Os resultados apontam os valores da militância social, com as lutas sociais camponesas que podem contribuir com uma perspectiva crítico emancipadora da formação docente e da docência.