ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

novos sentidos e práticas emancipadoras a partir da curricularização da extensão

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Extensão Universitária, Relação Teoria-Prática

Resumo

O presente texto dedica-se a pensar a importância extensão universitária em seu diálogo e aproximação com a comunidade e sua relevância para a formação docente, viabilizados, principalmente, a partir da curricularização da extensão. Numa revisão de literatura de abordagem qualitativa, refle sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão, tendo em vista a relação entre teoria e prática, com base na formação continuada e o processo dialógico de produção de conhecimento coletiva. Espera-se com esse trabalho contribuir para o debate acerca da curricularização da extensão enquanto uma ação de transformação social, de formação docente humana, democrática, ética e comprometida.

Biografia do Autor

Patrícia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduação em Pedagogia (1995), graduação em História (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, alfabetização, letramento e educação para jovens e adultos. 

Tatiane Oliveira de Assumpção Cordeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Mestra em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/UFRRJ) (2019). Especialista em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ) (2023). Graduada em Licenciatura plena em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016).

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação