A TECNOLOGIA NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA

entre ausências e visões críticas

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Tecnologias, Perspectiva crítica, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental, na qual buscamos compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação são trabalhadas nos Projetos Pedagógicos de Curso, matrizes curriculares e ementas da formação de Pedagogos. Fez-se um recorte na cidade de Niterói, onde há quatro cursos presenciais de Pedagogia. Para isso, realizamos um percurso sobre a história da formação de Pedagogos, sobre o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação e sobre o que seria uma perspectiva crítica da educação e tecnologia. Após o levantamento e análise dos dados, foi possível observar que há cursos que ignoram os debates sobre as tecnologias e na maior parte do que realizam, essas Tecnologias ainda estão voltadas para uma formação tecnicista, sem demonstrar de forma explícita preocupação com o contexto político e social.

 

Biografia do Autor

Joyce Tatiane Menezes Silva Alves, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Pós-graduada em Gestão Educacional e Neuropsicopedagogia e atuou como Pedagoga na Marinha do Brasil.

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Unesa/UCP/Unifeso.

Professor titular e Diretor de Educação a Distância do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso - Teresópolis-RJ), professor e coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA - RJ). Doutor em Comunicação pela PUC-Rio e Mestre em Educação pela UFF, onde realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação. É pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj.

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação