A TECNOLOGIA NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA
entre ausências e visões críticas
Palavras-chave:
Formação docente, Tecnologias, Perspectiva crítica, CurrículoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental, na qual buscamos compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação são trabalhadas nos Projetos Pedagógicos de Curso, matrizes curriculares e ementas da formação de Pedagogos. Fez-se um recorte na cidade de Niterói, onde há quatro cursos presenciais de Pedagogia. Para isso, realizamos um percurso sobre a história da formação de Pedagogos, sobre o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação e sobre o que seria uma perspectiva crítica da educação e tecnologia. Após o levantamento e análise dos dados, foi possível observar que há cursos que ignoram os debates sobre as tecnologias e na maior parte do que realizam, essas Tecnologias ainda estão voltadas para uma formação tecnicista, sem demonstrar de forma explícita preocupação com o contexto político e social.