EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:

Análise dos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas da Região Centro-Oeste do Brasil.

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Licenciaturas, Projetos Pedagógicos

Resumo

Este artigo discute a formação inicial de professores e a Educação de Jovens e Adultos e teve como objetivo geral analisar os PPCs de alguns cursos de licenciatura - de instituições públicas e privadas, da Região Centro-Oeste, do Brasil, com o ensejo de analisar a formação inicial destinada à atuação docente na EJA. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, com base em autores (Soares, 2005; Curado- Silva, 2018; Machado, 2008), análise da legislação (normativos relativos à modalidade e nas resoluções destinadas à formação de professores) e documental. Por meio da análise categorial foi possível observar que alguns cursos de licenciatura ofertam uma formação inicial vinculada à disciplina específica para que o futuro professor possa atuar na modalidade, no entanto, trata-se de uma formação pautada em conteúdos que nem sempre contemplam as principais especificidades da EJA, mostrando a necessidade de avançarmos numa perspectiva integralizada de formação.

Biografia do Autor

Marli Vieira Lins de Assis, SEEDF e IESB

Professora do Centro Universitário IESB - Ceilândia (DF) e da Secretaria de Estado de Educação do DF. Possui graduação em Letras (UCB) e em Pedagogia (UnB), com Mestrado em Educação e Doutorado em Linguística, ambos pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alfabetização de Jovens e Adultos e formação docente

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UnB

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora Associada - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores. Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.Pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas. Coordenadora do GT-08 - Formação de professores da Anped. Faz parte do Conselho Nacional da IGS - Internacional Antonio Gramsci Society (Gestão 2022-2024). Membro da Diretoria ampliada da Anfope. Pesquisadora Produtividade do CNPq. Professora Visitante Senior na Universidade de Cagliari (Università degli Studi di Cagliari). 

Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação