EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:
Análise dos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas da Região Centro-Oeste do Brasil.
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Licenciaturas, Projetos PedagógicosResumo
Este artigo discute a formação inicial de professores e a Educação de Jovens e Adultos e teve como objetivo geral analisar os PPCs de alguns cursos de licenciatura - de instituições públicas e privadas, da Região Centro-Oeste, do Brasil, com o ensejo de analisar a formação inicial destinada à atuação docente na EJA. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, com base em autores (Soares, 2005; Curado- Silva, 2018; Machado, 2008), análise da legislação (normativos relativos à modalidade e nas resoluções destinadas à formação de professores) e documental. Por meio da análise categorial foi possível observar que alguns cursos de licenciatura ofertam uma formação inicial vinculada à disciplina específica para que o futuro professor possa atuar na modalidade, no entanto, trata-se de uma formação pautada em conteúdos que nem sempre contemplam as principais especificidades da EJA, mostrando a necessidade de avançarmos numa perspectiva integralizada de formação.