FORMANDO INVESTIGADORES E PROFESSORES
Uma análise de relatos de pós-graduandos sobre a sobre a experiências de docência orientada
Palavras-chave:
Ensino Superior, Estágio de docência, Bacharelado, Sala de aulaResumo
O presente estudo explora a importância da experiência do Estágio de Docência (também denominado como Docência Orientada) para os discentes em programas de pós-graduação. Seguindo uma abordagem qualitativa-narrativa, foram realizadas entrevistas com quatro estudantes de Mestrado, em uma instituição de Ensino Superior, localizada no município de Pelotas, RS. Os discentes entrevistados possuíam formações prévias em cursos de Engenharia. Os relatos possibilitaram conhecer os medos, inseguranças, estratégias de ensino, conhecimentos e as percepções de como os alunos experienciaram a prática docente. O Estágio de Docência desempenha um papel fundamental na formação de novos pesquisadores e professores. A orientação é crucial ao guiar os alunos em pesquisas e projetos, transmitindo conhecimentos e habilidades específicas. Percebe-se a necessidade de os docentes orientadores incentivarem a criatividade e a autonomia dos alunos e propiciarem um ambiente colaborativo.