FORMANDO INVESTIGADORES E PROFESSORES

Uma análise de relatos de pós-graduandos sobre a sobre a experiências de docência orientada

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estágio de docência, Bacharelado, Sala de aula

Resumo

O presente estudo explora a importância da experiência do Estágio de Docência (também denominado como Docência Orientada) para os discentes em programas de pós-graduação. Seguindo uma abordagem qualitativa-narrativa, foram realizadas entrevistas com quatro estudantes de Mestrado, em uma instituição de Ensino Superior, localizada no município de Pelotas, RS. Os discentes entrevistados possuíam formações prévias em cursos de Engenharia. Os relatos possibilitaram conhecer os medos, inseguranças, estratégias de ensino, conhecimentos e as percepções de como os alunos experienciaram a prática docente. O Estágio de Docência desempenha um papel fundamental na formação de novos pesquisadores e professores. A orientação é crucial ao guiar os alunos em pesquisas e projetos, transmitindo conhecimentos e habilidades específicas. Percebe-se a necessidade de os docentes orientadores incentivarem a criatividade e a autonomia dos alunos e propiciarem um ambiente colaborativo.

 

Biografia do Autor

Débora da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Pelotas, UFPel), Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul), Câmpus Visconde da Graça - CaVG (Pelotas, RS). Atualmente cursa o Mestrado em Ciências Ambientais (UFPel).

Patrícia Oliveira Schmitt, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária e Mestra em Ciências e Engenharia de Materiais (Universidade Federal de Pelotas, UFPel). Atualmente cursa o Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (UFPel).

Fabricio Luís Lovato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense - IFSul

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica e Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Universidade Federal de Santa Maria, UFSM). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul), Câmpus Visconde da Graça – CaVG (Pelotas, RS).

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios