O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS DIRETRIZES CURRICULARES?

Um Estado da Questão

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada, Diretrizes Curriculares, ANFOPE, Estado da Questão

Resumo

Para investigar o que dizem os estudos recentes sobre as concepções de formação continuada presentes nas DCNs para a formação de professores (2002, 2015, 2019 e 2020), tendo como parâmetro os princípios da ANFOPE, realizamos este EQ, com aporte teórico-metodológico em Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). O presente trabalho estruturou-se por meio de buscas na BDTD e no Portal de Periódicos (CAPES). Para isso, utilizamos os seguintes descritores: “formação continuada”, “diretrizes curriculares”, “formação de professores”, “BNC” e “ANFOPE” (correlatos). Identificamos uma ausência de pesquisas sobre as DCNs no que tange análise acerca das concepções de formação continuada, bem como nos estudos que evidenciem os princípios da ANFOPE na construção de uma política de formação docente.

 

Biografia do Autor

Gerbet Dantas dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Anfopeano. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), professor pedagogo efetivo da rede municipal de Fortaleza (CE). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2022). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Professora efetiva da rede municipal de São Gonçalo do Amarante (Ceará).

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira (UFC). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

Publicado

2024-07-06

Edição

Seção

Artigos e Ensaios