O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS DIRETRIZES CURRICULARES?
Um Estado da Questão
Palavras-chave:
Formação Continuada, Diretrizes Curriculares, ANFOPE, Estado da QuestãoResumo
Para investigar o que dizem os estudos recentes sobre as concepções de formação continuada presentes nas DCNs para a formação de professores (2002, 2015, 2019 e 2020), tendo como parâmetro os princípios da ANFOPE, realizamos este EQ, com aporte teórico-metodológico em Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). O presente trabalho estruturou-se por meio de buscas na BDTD e no Portal de Periódicos (CAPES). Para isso, utilizamos os seguintes descritores: “formação continuada”, “diretrizes curriculares”, “formação de professores”, “BNC” e “ANFOPE” (correlatos). Identificamos uma ausência de pesquisas sobre as DCNs no que tange análise acerca das concepções de formação continuada, bem como nos estudos que evidenciem os princípios da ANFOPE na construção de uma política de formação docente.