O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

Resumo

A passagem do ensino fundamental para o ensino médio é de suma importância na trajetória de vida dos adolescentes, o que pode gerar sentimentos intensos e dificuldades de adaptação nessa nova fase escolar. Tornar-se estudante do Ensino Médio Integrado em um Instituto Federal de Educação carrega ainda mais peculiaridades nessa transição. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca dos desafios relativos à adaptação dos alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado no contexto da Rede Federal de Educação, mais especificamente no Instituto Federal Catarinense - câmpus Luzerna. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos ingressantes em 2019 e 2020, do Ensino Médio Integrado do câmpus Luzerna. O instrumento de produção de dados foi um questionário. A expectativa é que o presente estudo sensibilize a rede federal de ensino sobre a temática de questões relativas à adaptação dos alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado.

Biografia do Autor

Kênia Barros Almeida, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina, Psicóloga escolar do Instituto Federal Catarinense.

Adriano Larentes da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Educação pela Universidade Autônoma do México e em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina.

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios