APONTAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DAS LIMITAÇÕES E DAS DICOTOMIAS DO ESTÁGIO
Palavras-chave:
Formação Docente, Profissionalidade Docente, Estágio, DicotomiaResumo
Este trabalho surgiu a partir das observações acerca das limitações do estágio curricular no desenvolvimento profissional dos professores de matemática durante a sua formação inicial no Curso de Licenciatura em Matemática da UFNT em Araguaína. O objetivo deste trabalho é identificar, analisar e apresentar as características do estágio curricular, utilizando o conceito de Espaço Escolar de Formação Docente (EEFD), criado por Romão (2022). Com isso, pretende-se propor apontamentos teórico-conceituais que auxiliem na fundamentação do espaço do estágio buscando superar as dicotomias que fragmentam o trabalho e a formação docente. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica como técnica de investigação e o método histórico-dialético como método de conhecimento. Analisando a problemática, propomos o conceito de práxis para superação dialética da dicotomia existente entre teoria e prática, que juntamente com o conceito de EEFD, possibilitam superar dialeticamente as dicotomias existentes entre a formação e o trabalho docente.