APONTAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DAS LIMITAÇÕES E DAS DICOTOMIAS DO ESTÁGIO

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Profissionalidade Docente, Estágio, Dicotomia

Resumo

Este trabalho surgiu a partir das observações acerca das limitações do estágio curricular no desenvolvimento profissional dos professores de matemática durante a sua formação inicial no Curso de Licenciatura em Matemática da UFNT em Araguaína. O objetivo deste trabalho é identificar, analisar e apresentar as características do estágio curricular, utilizando o conceito de Espaço Escolar de Formação Docente (EEFD), criado por Romão (2022). Com isso, pretende-se propor apontamentos teórico-conceituais que auxiliem na fundamentação do espaço do estágio buscando superar as dicotomias que fragmentam o trabalho e a formação docente. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica como técnica de investigação e o método histórico-dialético como método de conhecimento. Analisando a problemática, propomos o conceito de práxis para superação dialética da dicotomia existente entre teoria e prática, que juntamente com o conceito de EEFD, possibilitam superar dialeticamente as dicotomias existentes entre a formação e o trabalho docente.

Biografia do Autor

Francisco Holanda Resende, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Técnico em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Graduado no Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Freud Romão, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade da Beira Interior, de Portugal, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no Campus de Araguaína. Atual Pró-Reitor de Orçamento de Planejamento da UFNT. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase na formação de professores, na Didática e na Metodologia do ensino da Matemática e das Ciências Naturais.

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios