A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE

Uma análise reflexiva a partir dos princípios da Anfope

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Anfope, Brasil-Moçambique

Resumo

O texto faz aproximações entre os princípios defendidos pela Anfope no Brasil e as políticas de formação de professores em Moçambique, e se propõe a investigar, olhando para a realidade, as condições econômicas, sociais e políticas que nos atravessam. Este exercício visa melhor perspectivar novas políticas de formação de professores. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise documental, operacionalizadas na análise de conteúdo. A análise revela que uma política formativa desatenta aos perigos neoliberais, ao silenciamento das manifestações culturais e, que não valoriza o pensamento individual e coletivo dos professores e formandos enquanto produtores de conhecimento, candidata-se à fragilidade teórica e prática exigidas atualmente para se contrapor às concepções fundamentalistas e tecnicistas, se distanciando de realizar a transformação e o desenvolvimento profissional. As notas (in)conclusivas apontam que Moçambique é desafiado a construir modelos que se aproximam às necessidades da sua sociedade.

Biografia do Autor

Florentino Maria Lourenço , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Bolsista da CAPES pelo programa ProAfri. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(a)s Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC-FFP/UERJ). Mestre em Pedagogia e Didáctica pela Universidade Metodista Unida de Moçambique. Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica de Moçambique.

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios