A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE
Uma análise reflexiva a partir dos princípios da Anfope
Palavras-chave:
Formação de professores, Anfope, Brasil-MoçambiqueResumo
O texto faz aproximações entre os princípios defendidos pela Anfope no Brasil e as políticas de formação de professores em Moçambique, e se propõe a investigar, olhando para a realidade, as condições econômicas, sociais e políticas que nos atravessam. Este exercício visa melhor perspectivar novas políticas de formação de professores. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise documental, operacionalizadas na análise de conteúdo. A análise revela que uma política formativa desatenta aos perigos neoliberais, ao silenciamento das manifestações culturais e, que não valoriza o pensamento individual e coletivo dos professores e formandos enquanto produtores de conhecimento, candidata-se à fragilidade teórica e prática exigidas atualmente para se contrapor às concepções fundamentalistas e tecnicistas, se distanciando de realizar a transformação e o desenvolvimento profissional. As notas (in)conclusivas apontam que Moçambique é desafiado a construir modelos que se aproximam às necessidades da sua sociedade.