Apresentação FACULDADES, CENTROS E INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO

como espaço político-pedagógico de formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Faculdades de Educação, Formação de Professores, ForumDir

Resumo

O Dossiê “Faculdades, Centros e Institutos de Educação como espaço político-pedagógico de formação de professores”, congrega artigos e ensaios que reafirmam o protagonismo e centralidade desses espaços formativos na formação dos profissionais da educação em nível superior. Os textos que compõem o Dossiê, contribuem com elementos que se aproximam, reforçam e reafirmam uma concepção formativa, cuja base epistemológica e teórico-conceitual tem sido historicamente construída nos movimentos de luta e resistência dos professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras no Brasil. Essa concepção aponta a docência como base da formação de professores e princípios que abrangem a unidade teoria-prática; a articulação entre graduação e pós-graduação; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação inicial; a sólida formação teórica; a autonomia didática, pedagógica e científica e o compromisso social e político do professor.

Biografia do Autor

Lueli Duarte e Silva , Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduada em Psicologia (PUC-GO), possui Doutorado em Educação pela UFG. Atualmente, é diretora da Faculdade de Educação/UFG; Coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Goiás e Presidente do Fórum Nacional de Diretores/as de Faculdades, Departamento e Centros de Educação das Universidades Públicas (Forumdir).

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação. Foi diretora da FACED-UFU (2018-2022). Presidiu o ForumDir. Atua nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Publicado

2024-09-30

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação