Apresentação FACULDADES, CENTROS E INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO
como espaço político-pedagógico de formação de professores
Palavras-chave:
Faculdades de Educação, Formação de Professores, ForumDirResumo
O Dossiê “Faculdades, Centros e Institutos de Educação como espaço político-pedagógico de formação de professores”, congrega artigos e ensaios que reafirmam o protagonismo e centralidade desses espaços formativos na formação dos profissionais da educação em nível superior. Os textos que compõem o Dossiê, contribuem com elementos que se aproximam, reforçam e reafirmam uma concepção formativa, cuja base epistemológica e teórico-conceitual tem sido historicamente construída nos movimentos de luta e resistência dos professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras no Brasil. Essa concepção aponta a docência como base da formação de professores e princípios que abrangem a unidade teoria-prática; a articulação entre graduação e pós-graduação; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação inicial; a sólida formação teórica; a autonomia didática, pedagógica e científica e o compromisso social e político do professor.