FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUAS CATEGORIAS
A construção de sujeitos educando omnilaterias
Palavras-chave:
documentos normativos, professor-trabalhador, educação e formação continuadaResumo
O presente artigo é capítulo da dissertação de mestrado em construção, intitulada de Letramento literário e método recepcional de ensino: caminhos para a formação de estudante-leitor na 1ª série do ensino médio. Objetiva-se, neste constructo teórico, discutir e problematizar os impactos da formação continuada de professores como uma categoria para a formação de sujeitos educandos omnilaterais. O aporte metodológico do estudo é revisão bibliográfica e documental com ênfase na análise descritiva e qualitativa dos conceitos discutidos em cada seção, visto que se vislumbra a formação continuada de professores como a base para a melhoria dos processos educativos. Ademais, a categoria formação docente deve ser pensada como movimento do real, pois o professor também vende sua força de trabalho para o capital; é sujeito que ocupa determinada casta social e seu fazer pedagógico, não unívoco, é sempre social e socializado entre os pares. Sabe-se que a formação inicial docente não dará conta da complexidade do fazer didático do magistrado. Nesse sentido, os indivíduos imersos nas categorias trabalho, educação e formação continuada como práxis educativa precisam compreender sua função social de agente de transformação. Assim, busca-se a colaboração de forma expressiva da comunidade educacional para a travessia de uma educação mais humanizada dos educadores e dos educandos. A última premissa, cujo resultado demonstra a importância da formação dos sujeitos que aprendem para só depois ensinar, ou seja, a formação do docente é sempre movimento recursivo, por isso o debate sobre a temática não se esgota neste estudo.