Os DESAFIOS POSTOS PELA PANDEMIA DO COVID-19
Como pensar a gestão em momentos obscuros?
Palavras-chave:
Formação, Gestão, Ensino Remoto Emergencial, PandemiaResumo
Esse artigo apresenta os desafios postos ao ensino superior pela Pandemia do Covid-19, quando a Universidade precisou refazer seu itinerário formativo frente a uma crise sem precedentes. Como professoras e gestoras da Faculdade de Educação, a disputa assumiu outros contornos, a saber: a dicotomia entre o presencial e o remoto, a mensuração do trabalho, tanto docente como administrativo, e a condução de processos remotos. Então pretendemos questionar: como pensar a gestão nesse contexto? Quais saídas foram pensadas para atravessar momentos tão sombrios da história da humanidade e da experiência como docentes e gestoras de uma instituição pública? Este relato de experiência é subsidiado por categorias como formação e gestão democrática. Como resultado, apresentamos os dados obtidos no período recortado, desde a iminência da paralização das atividades, decorrentes da pandemia, até a retomada de atividades, no ensino remoto emergencial – ERE.