Os DESAFIOS POSTOS PELA PANDEMIA DO COVID-19

Como pensar a gestão em momentos obscuros?

Autores

Palavras-chave:

Formação, Gestão, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia

Resumo

Esse artigo apresenta os desafios postos ao ensino superior pela Pandemia do Covid-19, quando a Universidade precisou refazer seu itinerário formativo frente a uma crise sem precedentes. Como professoras e gestoras da Faculdade de Educação, a disputa assumiu outros contornos, a saber: a dicotomia entre o presencial e o remoto, a mensuração do trabalho, tanto docente como administrativo, e a condução de processos remotos. Então pretendemos questionar: como pensar a gestão nesse contexto? Quais saídas foram pensadas para atravessar momentos tão sombrios da história da humanidade e da experiência como docentes e gestoras de uma instituição pública? Este relato de experiência é subsidiado por categorias como formação e gestão democrática. Como resultado, apresentamos os dados obtidos no período recortado, desde a iminência da paralização das atividades, decorrentes da pandemia, até a retomada de atividades, no ensino remoto emergencial – ERE.

 

Biografia do Autor

Amone Inácia Alves, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora associada da FE/UFG. Possui Licenciatura em História (UESB), Licenciatura em Letras, Mestrado em Sociologia pela UFPR e Doutorado em Educação pela UFG. Atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.  

Lueli Nogueira Duarte e Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora associada da Faculdade de Educação da UFG. Doutora em Educação pela UFG, é graduada em Psicologia (PUC-GO) . Atualmente, é diretora da Faculdade de Educação/UFG; Coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Goiás; Presidente do Fórum Nacional de Diretores/as de Faculdades, Departamento e Centros de Educação das Universidades Públicas - Forumdir (2024 - 2026).

Jordana de Castro Balduino Paranahyba, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora Associada de Psicologia da Educação na Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Psicologia (PUC-GO, 1998) e Doutorado em Educação pela Universitat de Barcelona (2007). É vice-diretora da FE/UFG e Diretora de Atenção Estudantil na Proreitoria de Assuntos Estudantis-PRAE.

Publicado

2024-09-30

Edição

Seção

Dossiê 2024 “Faculdades, Centros e Institutos de Educação