Uso do rastreamento ocular na formação de professores: uma revisão em geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.997

Palavras-chave:

Rastreamento ocular, Formação docente, Geometria

Resumo

Este estudo captura trabalhos que usam o Rastreamento Ocular (RO) como uma das formas de produção de dados sobre a aprendizagem em geometria. A revisão ocorreu a partir do estudo de Strohmaier et al. (2020).  Foram revisitados 22 artigos com foco na geometria, nenhum brasileiro. A síntese dos estudos analisados indica que os objetos de análise das investigações envolvem elementos visuais e habilidades espaciais; criatividade matemática; carga cognitiva de tarefas; duração e atenção de fixação em leitura de enunciados, figuras ou gráficos; desempenho e influência de erros e confiança na solução de problemas; e o direcionamento do olhar do professor, ao interagir com seus alunos no esclarecimento de suas dúvidas. Os conteúdos abordados envolvem resolução colaborativa de problemas geométricos, ensino de coordenadas cartesianas, problemas em cálculo vetorial, leitura de figuras em provas de geometria, visualização espacial em problemas matemáticos, avaliação da imaginação espacial em alunos do ensino fundamental. Há um predomínio de pesquisas com alunos, e o desdobramento da análise aqui ilustrada objetiva trazer possíveis contributos do RO para a formação docente – particularmente, sobre tarefas propostas em cenários com RO.

Biografia do Autor

Marcelo Almeida Bairral, UFRRJ

Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona. Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Rodovia BR 465 km 7, Sala 30, Campus Universitário, Rio de Janeiro, Seropédica, Brasil, CEP: 23890-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5432-9261  E-mail: mbairral@ufrrj.br

Rhomulo Oliveira Menezes, Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA), Capanema, Pará, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Matemática vinculado à Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA), Capanema, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Tv. Três Irmãos, 42, São Pio X, Capanema, Pará, Brasil, CEP: 68702-100. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9042-8323. E-mail: rhomulo.menezes4542@escola.seduc.pa.gov.br

Marcos Paulo Henrique, Seeduc-RJ, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Diretor Geral do Centro Integrado de Educação Pública Toninho Marques (Seeduc - RJ), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Deputado Jiulio Caruso, sem número, Belmonte, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. CEP: 27273-040. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7115-3336.  E-mail: mphenrique@prof.educacao.rj.gov.br

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

BAIRRAL, M. A.; MENEZES, R. O. .; HENRIQUE, M. P. Uso do rastreamento ocular na formação de professores: uma revisão em geometria. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 179–201, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.997. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/997. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos