Formação de professores de Matemática e educação básica: justiça social e equidade no processo de reconstrução da democracia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.995

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura em Matemática, BNCC e BNCC-formação, CNE, Práticas de formação insurgentes

Resumo

O lugar e a formação de professores que ensinam Matemática são tomados, neste texto, como questão de sociedade e são discutidos em três âmbitos: - dos contextos práticos onde ocorrem; - dos processos de institucionalização; - dos sinalizadores de pesquisas produzidas em Educação Matemática. Identificam-se atravessamentos, interdições e apagamentos que decorrem do contexto sociopolítico brasileiro marcado por profundas desigualdades e injustiça sociais e por fortes disputas de interesses, projetos e governança na educação. Ainda como elementos que ajudaram na produção deste texto considera-se o professor e seus formadores sujeitos dotados de capacidade crítica e reflexividade que dignificam o profissional e a profissão, permitindo-lhes exercer sua autonomia, escapar da tutela e controle de terceiros. A produção deste trabalho se baseou no exame analítico de oito textos de pesquisadores brasileiros incidindo a atenção mais nos focos e menos nos enfoques teóricos/metodológicos dessa pequena seleção de textos. Tal escolha levou em conta a bem-sucedida prática de cartografar saberes docentes e fundamentos da pesquisa em Educação Matemática em fóruns da área, e em reuniões anteriores da ANPED. Ao focalizar questões e objetivos dos textos vislumbrou-se convergências entre estudos como a emergência de práticas de formação insurgentes forjadas a contrapelo de injunções provocadas por políticas educacionais em curso.

Biografia do Autor

Vinicio de Macedo Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (1977), mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática e atualmente é professor Titular da FEUSP pelo Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004 e o Grupo Prospéro lusófona a partir de 2015.Foi membro titular e presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - São Paulo (2003-2005). Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É membro do Comitê Editorial de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CNPq,CAPES, FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SANTOS, V. de M. Formação de professores de Matemática e educação básica: justiça social e equidade no processo de reconstrução da democracia brasileira. Boletim GEPEM, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 6–28, 2024. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2024.995. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/995. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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Artigos